A ideia de inclusão é uma manifestação social bastante contemporânea, que vem sendo defendida e difundida entre os mais variados setores da sociedade.
Tal movimento teve início a partir da década de 80, mais precisamente em 1981, quando a Organização das Nações Unidas – ONU, realizou o Ano Internacional das Pessoas Deficientes. A Assembleia Geral da ONU, ocorrida em dezembro de 1990, é um marco desse desenvolvimento, pois, através da Resolução Nº 45/91, que explicitou o modelo de Sociedade Inclusiva, também denominada “Sociedade para Todos”.
Abaixo, segue as definições dessa sociedade. Assinale a alternativa correta onde informa a definição “Sociedade para Todos”.
a) “Sociedade para Todos”: respeita as diferenças e se constitui como eixo central de um processo democrático.
b) “Sociedade para Todos”: não lidar com as diferenças é não perceber a diversidade.
c) “Sociedade para Todos”: que nos cerca nem os muitos aspectos em que somos diferentes uns dos outros.
d) “Sociedade para Todos”: A sociedade aberta às diferenças é aquela em que todos se sentem respeitados e reconhecidos nas suas diferenças.
e) “Sociedade para Todos”: significa etimologicamente sofrer ou suportar pacientemente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
194
Olá,
O movimento iniciado em 1981 pela Organização das Nações Unidas, a ONU, "Sociedade para Todos", constitui como princípio básico o pluralismo, ou seja, uma sociedade com diversidade de pessoas.
A partir disso, a "Sociedade para Todos" compreende que cada uma com suas necessidades específicas e, nesse sentido, deve-se respeitar e incluir as pessoas com deficiência, aqueles marginalizados e demais grupos excluídos da sociedade. Seu eixo central é o processo democrático.
Alternativa A.
Espero ter ajudado!
Respondido por
559
Resposta correta Letra D. “Sociedade para Todos”: A sociedade aberta às diferenças é aquela em que todos se sentem respeitados e reconhecidos nas suas diferenças.
Perguntas interessantes