Leia o excerto extraído do Livro “O Medo do Outro” de Georges Duby.
“6. Existem, ainda, alguns testemunhos sobre o medo que as pessoas tinham dos estrangeiros?
Os cronistas do ano 1000, quando falavam dos homens do norte, relatavam o terror causado na população. Mas, provavelmente, eles exageravam. Como os invasores saqueavam os mosteiros por causa de suas riquezas, os monges passavam uma imagem dos vikings como seres terríveis. Os húngaros e os sarracenos (que eram islâmicos) aparecem nas crônicas como homens terríveis”.
A obra é, na verdade, uma entrevista de Georges Duby, na qual ele compara os medos que a população feudal tinha com os medos que temos na atualidade. O historiador aborda os pensamentos e comportamentos que os moradores dos feudos tinham em relação àquelas populações que viviam fora do Ocidente europeu, que não eram cristãs e que muitas vezes guerrearam, comercializaram e influenciaram a organização do sistema feudal. No entanto, os países europeus no período das Grandes Navegações, dominaram, saquearam e dizimaram população nativas dos continentes americano e africano.
De acordo com o trecho e do livro e com a afirmação acima, responda: Os europeus no período da colonização da América, tiveram com os povos originários ações semelhantes aquelas as quais relatavam ter medo no ano 1000? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Por volta do ano 1000 da era cristã os povos europeus tinham grande temos de outros povos e sua aproximação por não os conhecerem e por julga- olá sempre como povos bárbaros
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás