Leia o excerto do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, para responder à questão.
Foi por esse tempo que Rita, desconfiada e medrosa, correu à cartomante para consultá-la sobre a verdadeira causa do procedimento de Camilo. Vimos que a cartomante restituiu-lhe a confiança, e que o rapaz repreendeu-a por ter feito o que fez. Correram ainda algumas semanas. Camilo recebeu mais duas ou três cartas anônimas, tão apaixonadas, que não podiam ser advertência da virtude, mas despeito de algum pretendente; tal foi a opinião de Rita, que, por outras palavras mal compostas, formulou este pensamento: – a virtude é preguiçosa e avara, não gasta tempo nem papel; só o interesse é ativo e pródigo.
Nem por isso Camilo ficou mais sossegado; temia que o anônimo fosse ter com Vilela, e a catástrofe viria então sem remédio.
"A cartomante", de Machado de Assis.
(UNESP – adaptada) No parágrafo transcrito, verifica-se o emprego da personificação, que consiste no alargamento semântico de termos que designam dois entes abstratos pela atribuição a eles de traços próprios do ser humano. Assinale as palavras que representam esses seres personificados.
Desconfiada e medrosa
Advertência e despeito
Virtude e interesse
Tempo e papel
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
quando ele fala '' a virtude é preguiçosa e avara'' ele esta atribuindo caracteristicas humanas à virtude então a resposta é virtude e interesse já que é a única que possui a palavra virtude
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás