Psicologia, perguntado por belsandraisah9484, 2 meses atrás

Leia o excerto de texto a seguir: Piaget descobriu que as crianças que se encontravam no período pré-operacional não conseguiam coordenar as sucessões temporais e espaciais e também não julgavam que os movimentos eram simultâneos. Em geral, confundiam os conceitos de tempo, distância e velocidade, não distinguindo muito bem um conceito do outro. Ao fazerem julgamentos sobre tempo, por exemplo, afirmavam que a duração era sempre proporcional ao caminho percorrido. Piaget (1946a) concluiu que o conceito de tempo somente é adquirido quando a criança já tem a noção de velocidade sob uma forma operatória, isto é, como uma relação entre o espaço percorrido e essa dimensão (tempo), comum às diferentes velocidades. ROAZZI, Antonio; FILHO, José Aires de Castro. O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre RS, 2001, p. 498. Quanto à criança e a construção da noção de tempo, considere as afirmações que seguem: I - Ao iniciar o processo de escolarização, a criança domina algumas noções temporais, como a duração. II- Cabe à escola levar a criança a compreender que, para o senso comum, tempo e medida são a mesma coisa. Isso ocorre pela necessidade de se normatizar de forma "exata" algo que é apreendido sensorial e intuitivamente. III- A forma de contar o tempo é própria de cada cultura, basta destacar aos alunos que existiram outros calendários, em culturas de vidas anteriores, e localiza-los no tempo e espaço, visto que o trabalho com o calendário marcando datas comemorativas é o primordial. IV – É importante o aluno compreender a simultaneidade temporal, noção que permite a ele perceber que existem coisas que acontecem ao mesmo tempo. As afirmações I, II, III e IV são respectivamente: Alternativas Alternativa 1: F, F, V, V. Alternativa 2: V, F, F, V. Alternativa 3: V, V, F, V. Alternativa 4: V, V, V, V. Alternativa 5: F, F, F, F

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Com base nos enunciados das questões sobre as crianças e a construção do tempo, os enunciados I, II, III e IV em ordem são F, F, V, V (alternativa I).

Conceito de Tempo para Crianças

O conceito de tempo tem dois significados nele, a saber, significado denotativo ou significado real e significado conotativo ou significado subjetivo. O significado denotativo significa a unidade de tempo como segundos, minutos, horas e outros de acordo com os fatos como eles são. Enquanto a conotação é o tempo como conceito.

Existem três conceitos de tempo que podem ser apresentados às crianças, a saber, o passado, o presente e o futuro. Os pais devem explicar que o passado não pode ser repetido e o tempo presente é influenciado pelo passado e afeta o futuro.

Esses três conceitos não são automaticamente compreendidos pelas crianças. Portanto, existem estágios de ensino do conceito de tempo para crianças que se ajustam ao estágio de desenvolvimento cognitivo infantil.

Saiba mais sobre o conceito de tempo: https://brainly.com.br/tarefa/7897573

#SPJ4

Perguntas interessantes