Português, perguntado por mellinapontes, 5 meses atrás

Leia o excerto abaixo:

O trabalho de transposição didática é incessantemente concretizado, a cada momento e em cada lugar do sistema de ensino. Trata-se de um trabalho de grande fôlego, profundo, sem fim, seguindo um ritmo impossível de prever. Um novo objeto de ensino, por exemplo, entra em um sistema já existente de objetos; ele é profundamente afetado, ao mesmo tempo que impõe uma readaptação parcial do sistema. Uma disciplina pode sempre, portanto, ser analisada como um conjunto de camadas sedimentadas de objetos de ensino e de práticas em reciprocidade que entram em interação com aquilo que a ela vem se juntar. O novo é sempre matiz do antigo, tanto quanto o antigo se renova pelo novo. Certamente, em determinados momentos, pode-se assistir a inserções mais densas de novos objetos que precisam de readaptações mais fortes. Os sistemas de objetos de ensino não se transformariam, entretanto, por revolução, o que não significa que não se possa, retrospectivamente e com base em uma longa duração de tempo, observar fases que parecem ensejar, no final das contas, mudanças radicais, mudanças de paradigmas. (SCHNEUWLY, 2009, p. 12)

Fundamentando-se em Schneuwly, analise as seguintes assertivas quanto à VERACIDADE – V para verdadeiro e F para Falso:

I. O autor assinala o caráter interativo das práticas de ensino envolvendo o trabalho do professor, o objeto de ensino e a participação dos alunos.
II. Os objetos de ensino não são imutáveis no interior das disciplinas escolares sendo frequentemente reconfigurados.
III. Apesar de sofrerem mudanças, as transformações no ensino são paulatinas, sendo sempre influenciadas por práticas e objetos de ensino já sedimentados no interior das disciplinas.
IV. As transformações no ensino decorrem de instruções e normativas oficiais que são prontamente aplicadas no trabalho de ensino.

As assertivas I, II, III, e IV são, respectivamente:
a.

V, V, V, F
b.

V, F, F, F
c.

V, V, F, F
d.

F, V, V, F
e.

V, V, V, V

Soluções para a tarefa

Respondido por duda568096
6

A construção do Aprender Sempre foi motivada a partir do diagnóstico das aprendizagens dos estu- dantes da rede pública paulista, mensuradas pelas avaliações internas e externas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que mostram que muitos estudantes concluem essas etapas de ensino sem terem aprendido o que deveriam.
Nessa perspectiva, ele foi pensado com a finalidade de priorizar o trabalho com as habilidades de Língua Portuguesa e de Matemática, consideradas essenciais para o percurso educacional dos estudantes ao término dos Ensinos Fundamental e Médio.
Esse material destina-se a estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental e da 3a Série do Ensino Médio e está alicerçado nas habilidades que, por diferentes circunstâncias ocorridas no percurso escolar, ainda se encontram em desenvolvimento e necessitam de apoio pedagógico para que as aprendizagens essenciais sejam asseguradas.
Sob essa concepção, ressalta-se a necessidade de fortalecer, em nossos estudantes, a confiança na capacidade de aprender, com o objetivo de que consolidem, com sucesso, o processo de escolarização.
O Aprender Sempre oferece ao docente sequências de atividades com metodologias pensadas para a sala de aula. Esse material, utilizado a partir das experiências pedagógicas dos professores, preten- de contribuir para que as aprendizagens de todos os estudantes sejam asseguradas, de acordo com suas necessidades específicas.
Bom trabalho a todos! Coordenadoria Pedagógica - COPED

vinygatu: qual a resposta?
Respondido por guilhermecostauni
7

Resposta:

a. V V V F

Explicação:

Nunca respondi as questões aqui, mas fiquei tão indignado com a resposta de cima com um texto nada a ver, que tive que responder, rs

Lembrando que aqui é a questão (a), mas pode variar de questão dependendo de quando você fizer.

Perguntas interessantes