Português, perguntado por mellinapontes, 2 meses atrás

Leia o excerto abaixo:
É no componente discursivo que se tomam decisões sobre “como operacionalizar as propriedades gramaticais e semânticas das palavras”, segundo Nascimento (1993, citado por Castilho, 1998, p. 56). Isso quer dizer: é a partir do conhecimento discursivo, ou “competência discursiva”, que os falantes, na elaboração de um texto, levam em conta as circunstâncias do processo de interlocução e tomam decisões sobre o que querem dizer e como vão dizer, definem o tema e o gênero do texto, seu tamanho, sua organização, os recursos linguísticos que vão usar (que palavras, com que sentido, compondo que frases). Analogamente, na interpretação de textos ouvidos ou lidos, os falantes acionam o componente discursivo de seu conhecimento linguístico para entender em que situação de interlocução devem enquadrar o texto para compreendê-lo adequadamente, atribuindo sentido às palavras e frases que o compõem. O componente discursivo também inclui regras, de natureza social e cultural, por exemplo, sobre o que se deve e o que não se deve dizer em cada situação, como interpretar os sinais indicadores de “atos de fala” (por exemplo, quais palavras, entonações, gestos, expressões faciais, movimentos e posições sinalizam ofensa ou elogio, convite ou expulsão, concordância ou discordância, advertência amigável ou ameaça, etc.). Considerando o que foi dito, vê-se por que as línguas naturais não podem ser concebidas como códigos, em que as palavras e expressões, por si só, contenham todas as indicações necessárias para a interpretação.”(VAL, 2005, p.18)

Analise as afirmações sobre o excerto lido:
I. As palavras, expressões, frases e textos, em si mesmos, não têm um sentido único e previamente determinado. É na interação, no discurso, que o sentido pode ser estabelecido, quando são levados em conta os nexos que se criam nas circunstâncias da enunciação.
II. Para a compreensão e produção de textos ouvidos ou lidos, os falantes acionam seus saberes sobre o sistema gramatical e sintático. Por conta disso, um texto bem escrito ou bem pronunciado é sempre, necessariamente, bem compreendido.
III. Os falantes de uma determinada língua se compreendem com muita facilidade independentemente do contexto de produção e recepção textual: não importa o tema, o meio, o estilo pois o que determina a compreensão é a língua como código.

É correto o que se afirma em:

a.
I, II e III

b.
II somente

c.
III somente

d.
I somente

e.
I e II somente

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
19

RESPOSTA CORRETA:

d.

I somente

EXPLICAÇÃO:

I. As palavras, expressões, frases e textos, em si mesmos, não têm um sentido único e previamente determinado. É na interação, no discurso, que o sentido pode ser estabelecido, quando são levados em conta os nexos que se criam nas circunstâncias da enunciação.


mellinapontes: Certissimo ;)
valpmeida: CORRETA!!!
Respondido por adrihensil
3

Resposta:

I somente

Explicação:

Perguntas interessantes