ENEM, perguntado por Lucyanamunford97821, 6 meses atrás

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir: I. O autor do texto deixa claro que Sérgio Buarque criou a ideia de "homem cordial" inspirado na concepção de que o homem age pelo coração e pelo sentimento, prescindindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais, independentemente de sua classe social, etnia, religião etc. Ou seja, o negro escravizado e o índio também compuseram essa estrutura. II. O autor de Raízes do Brasil publicou a obra, conforme pontua o texto, num momento em que a Psicologia recuava e perdia validade científica, enquanto a Sociologia avançava nitidamente, contribuindo, assim, para o sucesso do livro. III. Como aponta o texto, na visão de Sérgio Buarque, a desvalorização do trabalho está ligada à escravidão, que também favoreceu "aventureiros", pessoas que desejavam ‘prosperidade sem custo’". Nenhuma afirmativa está correta. Apenas uma afirmativa está correta. Apenas duas afirmativas estão corretas. Todas as afirmativas estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorvilacasilva
3

Resposta:

Apenas uma afirmativa está correta!!

Explicação:

Podem confiar, acertei no CMSP

Respondido por Umalunoquase10
0

Resposta: Com base no texto "Raízes do Brasil", do autor Sérgio Buarque, temos que apenas uma das três afirmações está correta. Sendo assim, a alternativa B está adequada.

Dentre os itens l, ll e lll, apenas o item l está correto com o que condiz no texto de 1936, onde o autor analisa as matrizes que compuseram o "homem cordial", que para ele é o brasileiro que escolhe sempre agir com base nas suas emoções do que nas razões.

Ou seja, é o indivíduo que preza pelo emocional ao cumprimento das leis.

Além disso, ele também menciona o que seriam as "raízes" para este comportamento, que são os escravos negros e os povos indígenas.

mais em brainly.com.br/tarefa/10921899

Perguntas interessantes