Português, perguntado por giselerejane, 1 ano atrás

Leia o excerto a seguir:

Não existe homem sem língua. Mesmo as pessoas com deficiências diversas adotam um sistema de comunicação. Quem é surdo, por exemplo, usa a linguagem de sinais. Sendo assim, não existe razão para que tenhamos preconceito com relação a qualquer variedade linguística diferente da nossa. Preconceito linguístico é o julgamento depreciativo, desrespeitoso, jocoso e, consequentemente, humilhante da fala do outro ou da própria fala. O problema maior é que as variedades mais sujeitas a esse tipo de preconceito são, normalmente, as com características associadas a grupos de menos prestígio na escala social ou a comunidades da área rural ou do interior. Historicamente, isso ocorre pelo sentimento e pelo comportamento de superioridade dos grupos vistos como mais privilegiados, econômica e socialmente. (SCHERRE, M. O preconceito linguístico deveria ser crime. Galileu. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2016.)

Considerando o que afirma este excerto, assinale a alternativa que mostra corretamente em que se assenta o preconceito linguístico e dá um exemplo adequado.

Escolha uma:
a. Na convivência entre modalidade e registro. Ex.: produção que cruza os dois eixos.
b. Na tensão entre a norma culta e as variantes da língua. Ex.: ridicularização da fala de pessoas pouco escolarizadas.
c. Na convivência entre a norma culta e as variantes da língua. Ex.: propagação das piadas de baiano.
d. Na convivência entre norma culta e norma padrão. Ex.: valorização do modo de falar no telejornalismo.
e. Na tensão entre a modalidade e o registro. Ex.: ridicularização de quem utiliza o registro formal em situações informais de comunicação.

Soluções para a tarefa

Respondido por layss10
12
A resposta correta é: Na tensão entre a norma culta e variantes da língua. Ex; ridicularização da fala de pessoas pouco escolarizadas
Perguntas interessantes