Administração, perguntado por andresaaraujosm, 1 ano atrás

Leia o excerto a seguir.

“De fato, o Brasil experimentou um processo de desenvolvimento que é frequentemente chamado de modernização conservadora, em que o tradicional combinou-se com o moderno e no qual a mudança articulou-se com a conservação. Em verdade, convive no Brasil uma multiplicidade de fenômenos no campo e na cidade que é fruto de nosso processo de desenvolvimento desigual e combinado. Quando se examina a sociedade brasileira, contata-se que ela é altamente diferenciada e multifacetada. Trata-se de uma sociedade pluricultural e plurinacional. Convivem num mesmo espaço geográfico índios, camponeses, boias-frias, assalariados, rurais, migrantes, operários, assalariados urbanos, trabalhadores do setor informal, classes médias, industriais, fazendeiros etc.”.

OLIVEN, R. G. A Antropologia e a Diversidade Cultural no Brasil. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 33, 1990, p. 123-124. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2018.

Segundo o que é enunciado pelo antropólogo Oliven (1990), a sociedade brasileira é fortemente marcada pela diversidade, o que, evidentemente, tem suas raízes na colonização e na escravização.

Sendo assim, tendo em vista os mais variados processos históricos que constituem a realidade atual do Brasil, os quais permeiam o que poderia ser entendido como uma identidade brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. Apesar de profundamente diversificada, a identidade brasileira é uma construção coesa e delimitada que pode ser representada pelo mito da democracia racial e da miscigenação.
II. Dados históricos podem servir de base para uma compreensão mais situada acerca de como se constitui a identidade brasileira, mas não ajudam a explicar a desigualdade social que o país enfrenta, já que isso se deve a fatos relativos à história recente do país e ao esforço e mérito individuais.
III. A história do Brasil, especialmente do período que compreende a colonização europeia à exploração do trabalho escravo, auxilia-nos na compreensão de como as desigualdades sociais que vivenciamos hoje se constituíram ao longo do tempo.
IV. Um entendimento que parte da raiz histórica das discriminações raciais no Brasil auxilia na construção de interpretações mais críticas sobre o porquê de hierarquizarmos as contribuições de diferentes povos para a construção de uma identidade brasileira, conferindo maior valor a hábitos e costumes europeus em detrimento dos demais.

É correto o que se afirma em:




a.

I e IV, apenas.


b.

III e IV, apenas.
c.

III, apenas.
d.

II e III, apenas.
e.

I, II e III, apenas.

0,2 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
24

Vamos analisar cada afirmativa por vez para, ao final, indicar a resposta correta da questão:

I - Falsa. Exatamente por sua diversidade, a identidade brasileira não pode ser coesa. A democracia racial é um mito no sentido em que é inexistente.

II - Falsa. A desigualdade brasileira pode ser explicada por fatores históricos que se desdobraram em questões sócio-culturais de hoje.

III - Verdadeira. Trata-se exatamente do caso.

IV - Verdadeira. Trata-se exatamente do caso.

Como apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras, a resposta correta da questão só pode estar na alternativa b.

Perguntas interessantes