Leia o excerto a seguir:
“Assegurar um financiamento público adequado que viabilize a garantia do direito à saúde prevista na constituição federal tem sido um dos maiores desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na perspectiva de superar esse desafio foi proposto o princípio da descentralização. Com a descentralização da receita tributária os municípios e estados passaram a ter mais responsabilidade e maior autonomia no financiamento e destino dos investimentos em saúde pública.”
Fonte: REIS, A. A. C. Et al. Tudo a temer: financiamento, relação público e privado e o futuro do SUS. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 40, n. especial, dez. 2016. p. 122-135.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre as diretrizes do sistema público de saúde, pode-se afirmar em relação ao sistema de financiamento do SUS que:
A) o estado possui um sistema de contribuição variável anualmente, tendo o seu valor definido pelo PIB.
B) os municípios recebem recursos para serem aplicados na saúde provenientes da união e do estado.
C) é um sistema de financiamento bipartite, ou seja, atribuído ao governo estadual e municipal.
D) os problemas enfrentados pelo SUS seriam totalmente resolvidos se houvesse mais investimento financeiro por parte do governo na saúde pública.
E) o investimento anual do Brasil em saúde é de aproximadamente 43% do PIB, valor equivalente ao de países desenvolvidos que dispõem de acesso universal à saúde.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Séria Td Bem Planejado Se Os Governos D Cidade D HospitaisPúblicos Fossem Bem Cm Tds seus recursos
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Direito,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás