Leia o excerto a seguir:
"A moda e o figurino não são sinônimos, a figurinista Duncan (2007) explica que os figurinistas decodificam e recodificam um figurino para o público da atualidade, ou seja, eles não seguem fielmente os códigos velhos (código da indumentária de épocas passadas), isso tornaria a comunicação impossível. E exemplifica, ao caracterizar uma personagem de prostituta do século XIX, que o figurino não será um retrato fiel da indumentária real utilizada por essa profissional, pois o resultado final da caracterização da personagem não teria a sensualidade necessária para a identificação na cultura atual."
Fonte: SOUZA, C.O. O Figurino, A Narrativa e os Movimentos Artísticos nos Filmes de Guel Arraes. Natal: Edufrn, 2017.
Com base nas informações acima e no conteúdo estudado, análise as afirmativas abaixo:
I. O figurino deve seguir rigorosamente os aspectos plásticos da época que pretende representar, não existe licença poética nesse caso.
II. O figurino pode adaptar o vestuário com objetivo de chamar a atenção do espectador.
III. Muitas vezes a caracterização de um personagem se estabelece na mistura de estilos e épocas.
IV. A maquiagem, diferente do figurino, não deve ser adaptada, ela tem que seguir à risca as características da época na qual a história é narrada.
É correto apenas o que se afirma em:
( A ) I e II.
( B ) I, II e III.
( C) II e III.
( D ) I e IV.
( E ) III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino.
É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. Para elaborá-lo, o figurinista deve levar em conta uma série de fatores, como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte.
Nos Estados Unidos, na França e na Itália, o figurino está diretamente ligado ao designer e à comunicação visual, e existem cursos específicos para a sua formação.
No Brasil a pioneira no estudo de Figurino foi Sophia Jobim.[1]