Leia o excerto a seguir:
A macroeconomia apareceu como teoria a partir da década de 1930 em decorrências de sérios problemas enfrentados pela economia mundial a partir do início da grande recessão (1929), iniciada nos Estados Unidos. Essa crise impactou na urgência de estudos que apresentassem respostas aos problemas do momento, como a queda da produção e o alto desemprego que persistia na economia. Conforme Froyen (2003, p. 44) expõe: "A depressão mundial, iniciada em 1929, intensificou a urgência do estudo das questões macroeconômicas".
FROYEN, R. T. Macroeconomia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 44.
Considerando o exposto, uma crise de forte impacto na economia mundial demonstrou a necessidade de novas teorias, proporcionadas por Keynes, que explicassem a ocorrência de uma crise forte e prolongada na economia mundial. Com base nas discussões ao longo da disciplina, a ideia básica de Keynes para uma economia em crise é:
Opções de pergunta 3:
a)
que ele apoiava a intervenção na economia apenas em momentos de crescimento econômico, para potencializar o desemprego, visto que ele foi um seguidor da escola clássica.
b)
durante um período de crise econômica, como em 1929, o governo teve que diminuir seus gastos, de modo que sua arrecadação fosse maior que as despesas, e fazer voltar a confiança na economia.
c)
como ele foi fiel seguidor da Lei de Say, que expõe a ideia de regulagem automática da economia, logo, acreditava que toda a demanda gera sua própria oferta, independente do tempo.
d)
que a crise é um momento normal da economia, logo, não existe a necessidade de intervenção por parte do governo para modificar o nível econômico momentâneo.
e)
em momentos de crise econômica, o governo de um país pode utilizar de políticas econômicas (monetária e fiscal) para impulsionar a produção e o emprego.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra E: no contexto de uma crise de forte impacto na economia mundial. a ideia básica de Keynes para a resolução desse cenário é possível através da intervenção do estado por meio de políticas econômicas que visem impulsionar a produção e o emprego.
Poderíamos resumir como ideia básica de Keynes e da economia keynesiana que ela baseia-se na manutenção do pleno emprego, pois o desemprego causado pelas crises econômicas é que as retroalimenta, visto que menos empregos geram menos consumo, fechamento de empresas, maior desemprego, etc.
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás