Leia o excerto a seguir:
“[...] a identificação de um intangível se dá quando a empresa faz gastos para adquirir, desenvolver ou construir alguma coisa que possa ser objeto de venda, renda ou negociação futura [...]. O reconhecimento na contabilidade só poderá acontecer se realmente for caracterizada a possibilidade de negociação ou ganhos com direitos oriundos dos gastos ativados”.
PADOVEZE, C. L. Contabilidade geral facilitada . Rio de Janeiro: Método, 2017, p. 378.
A respeito das marcas e patentes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) A marca é algo que foi criado por determinada entidade, está ligada a criação. Já a patente é um método para proteger a marca, produto, entre outros.
II. ( ) Marcas, lista de clientes, patentes, entre outros, são ativos que devem ser reconhecidos como intangíveis devido à divisão de seus gastos.
III. ( ) A dificuldade na separação dos gastos para a concepção das marcas com outros gastos do negócio, impede a classificação das marcas como intangíveis.
IV. ( ) As marcas não são identificáveis, controladas e geradoras de benefícios econômicos futuros, os gastos com elas devem ser reconhecidos como despesas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
V, F, V, V.
V, V, V, V.
Soluções para a tarefa
V, V, F, F.
A primeira alternativa é verdadeira, a marca está ligada diretamente a algo que foi criado pela empresa já quando fala-se em patente é uma forma de patentear e proteger a marca declarando ela como bem da empresa.
A segunda alternativa é verdadeira, as marcas, lista de clientes e patentes são classificados no balanço patrimonial como ativos intangíveis.
A terceira alternativa é falsa, as marcas são classificadas como bens intangíveis desde que seja comprovado sua viabilidade financeira.
A quarta alternativa é falsa, as marca são consideradas como bens intangíveis, os gastos com elas podem ser ativados desde que sejam comprovado sua viabilidade financeira.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Marquei VVFF e errei.
Explicação:
Sua resposta está incorreta. A alternativa é falsa, pois a marca é, de fato, uma criação, o que a difere da patente, que é, por sua vez, uma maneira de proteger algo. As marcas, listas de clientes, entre outros intangíveis, não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis devido a dificuldade encontrada para separar os gastos em seu período de desenvolvimento, por exemplo. Diante disso, a dificuldade na separação dos gastos para a concepção das marcas com outros gastos do negócio impede a classificação das marcas como intangíveis. As marcas não são identificáveis, controladas e geradoras de benefícios econômicos futuros (como devem ser os ativos intangíveis) Diante disso, os gastos com elas devem ser reconhecidos como despesas.