Leia o episódio de narrativa mitológica africana
Iemanja
lemanjá era filha de Olocum, a Senhora do Mar. Um dia lemanjá foi viver no continente e sua mãe lhe deu uma cabaça mágica,
que a ajudaria numa situação de perigo. temanjá se casou com o rel Oque, a Montanha, e com ele viveu em paz por muito tempo. Mas um dia os dois se desentenderam e lemanjā fugiu de casa correndo. Oque fol atras, em perseguição. Na fuga desesperada, temendo ser alcançada, femanja tropeçou e caiu na estrada e na queda, a cabaça mágica se partiu. A água da cabaça encharcou o chão e ali lemanjá se transformou num Rio. O Rio pås-se a correr em direção ao Mar Era lemanjá fugindo para a casa da mäe. Então, para impedir que a esposa escapasse, Oque se transformou na Montanha e se atravessou no caminho do Rio Iemanjá gritou por seu filho Xango, o Trovão, e ele, em meio a trovoadas, lançou um raio e o ralo abriu uma fenda na Montanha. O Rio passou pela fenda, seguiu seu curso e chegou em segurança ao Mar.
lemanjá voltou para a casa de Olocum
PRANDI, Regralde. Kunyö, u fruvio. Seu Paulo: Corumte das Les . 2003, . 33
Uma característica comum aos mitos de muitos povos, presente no texto, é
A a fragilidade da mulher e sua submissão aos homens
B a fidelidade entre os deuses que se unem contra os homens
C o poder dos deuses de se metamorfosear e de transformar os inimigos
D a explicação mítica dos fenômenos naturais e dos acidentes geográficos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
fiz e minha prof falou que essa é a certa
A característica comum aos mitos, presente no texto, é:
C) o poder dos deuses de se metamorfosear e de transformar os inimigos
O que são mitos?
Mitos são narrativas que pretendem apresentar uma explicação simbólica para o surgimento do mundo, dos fenômenos naturais, dos sentimentos e dos comportamentos humanos.
Na narrativa mitológica lida, identifica-se a presença da metamorfose, isto é, da transformação: Iemanjá se transforma em rio, e seu marido, Oquê, se transforma numa montanha, na tentativa de impedir sua fuga.
Essa é uma característica típica dos deuses presentes nesse tipo de narrativa. Eles também são capazes de transformar seus inimigos para castigá-los ou impedir um ataque.
Leia mais sobre mitos em:
https://brainly.com.br/tarefa/8444296