Leia o conto “A Menina Vitória”, de Arnaldo Santos, disponível no link abaixo. Elabore um texto que contemple os seguintes tópicos:
1-Síntese do conto.
2-Relação entre a narrativa e o contexto histórico angolano.
3-Relação entre o conto e a educação de um modo mais geral.
4-Sua opinião sobre a leitura feita.
Faça uma cuidadosa revisão textual antes de enviar a sua atividade dissertativa
Soluções para a tarefa
Sobre o conto “A Menina Vitória”, de Arnaldo Santos
1. O conto “A Menina Vitória” é narrado em terceira pessoa e conta a história de Gigi (seu nome verdadeiro é Higino, porém só é contado no final do texto), um menino mestiço que foi transferido de escola, por problemas de piolho e dificuldade escolar.
Apesar do colégio custar mais custar mais, a mãe de Gigi, por vaidade, aceitou o sacrifício. O novo colégio então, com outros alunos mais abastados, tornou-se para Gigi, um espaço de exclusão e humilhação até mesmo pelo olhar de desconfiança da professora, a menina Vitória, que logo no primeiro momento, o isolou no fundo da sala com outro menino, Matoso.
A professora tentava o tempo todo esconder sua pele mulata usando pó de arroz e ainda diferenciava o menino Matoso
O tempo todo, Gigi se esforçava para agradar os meninos e a professora, até mesmo evitando o menino Matoso, se viu aos poucos se afastando de suas memórias para conseguir ser aceito.
Ao final, demonstrando seu esforço em um trabalho, acreditando assim ganhar a confiança e respeito da professora, novamente é humilhado e agredido.
2. O contexto é de bastante exclusão de pobres e negros principalmente no local onde se passa a história, um bairro de Luanda em Angola.
3. A relação entre o conto e a educação de um modo mais geral, mostra o autoritarismo dos professores, a imposição de valores morais e linguísticos e a perpetuação da segregação racial e social.
4. O conto “A Menina Vitória” de Arnaldo Santos traz para nós muitas reflexões, porque de forma geral, trata sempre de um conflito do personagem que se encontra deslocado no espaço, que para ele torna-se de total exclusão, um espaço que exclui e exila. Também há algo que relaciona os negros e mulatos ao mal costume e a coisas ruins.
Bons estudos!