Leia o caso a seguir:
A turma do terceiro ano de serviço social desenvolveu um trabalho acadêmico com o objetivo de apresentar uma denúncia ao Conselho Regional de Medicina (CRM) sobre a precariedade do serviço de atendimento às crianças com suspeita de dengue que procuravam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde estavam fazendo estágio obrigatório. Diante da liberdade metodológica dada pela professora da disciplina, o grupo se subdividiu em 4 subgrupos que apresentaram a denúncia utilizando diferentes metodologias, sem deixar de cumprir a tarefa acadêmica.
Estudo teórico:
I) “Embora popularmente muitas pessoas utilizem as palavras linguagem, língua e fala para designar uma mesma coisa, do ponto de vista linguístico esses conceitos não devem ser confundidos” (TERRA, 2010, p. 18).
II) “[...] daremos o nome de linguagem a todo sistema de sinais convencionais pelos quais sujeitos interagem com os outros (TERRA, 2010, p. 20).
III) “A língua [...] é [...] um aspecto da linguagem. Trata-se de um sistema [...] pertencente a um grupo de indivíduos, formado por um conjunto de sinais [...] e por um conjunto de regras. Assim, é uma instituição social de caráter abstrato, exterior aos indivíduos que a utilizam, que somente se concretiza por meio da fala, que é um ato individual de vontade e inteligência” (TERRA, 2010, p. 22).
TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala. Coleção Percursos. 2. Ed. São Paulo: Editora: Scipione, 2010).
Considerando o estudo de caso, o estudo teórico e a temática linguagem, língua e fala, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Clara, Lucia e Verônica apresentaram seu trabalho por meio de uma peça teatral estilo "cinema mudo", ou seja, usaram apenas sonorização e gestos corporais. O método utilizado se ampara no conceito de língua por se tratar de um aspecto individual e pertencente somente a elas.
Alternativa 2:
Maria apresentou o trabalho do seu grupo para a turma, contando espontaneamente e de um modo divertido, por causa do seu sotaque carioca, como foi protocolado a denúncia no Conselho Regional de Medicina. O método de Maria foi a fala desconectada da linguagem e da língua.
Alternativa 3:
Joana, Pedro e Otávio fizeram um relatório por escrito sobre os passos legais que seguiram para elaborar a denúncia, montaram um dossiê e enviaram para o e-mail da professora e dos colegas da turma. Os alunos se ampararam na fala, por se tratar de um aspecto coletivo e exterior.
Alternativa 4:
Joana, Helena e Henrique distribuíram um resumo escrito da denúncia, leram e explicaram oralmente. Aqui ocorreu linguagem na interação escrita e falada com a turma e a língua por ser algo social, abstrato e exterior se concretizou no ato individual de cada um, por meio da fala.
Alternativa 5:
Moisés, Paula e Onofre apresentaram seu trabalho distribuindo a cópia dos artigos que se ampararam para montar a denúncia e relataram oralmente como foi a recepção do gestor do CRM. Nesse caso, valida a língua por se constituir em algo concreto e interior aos indivíduos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Olá!
A alternativa 4 é a resposta correta para essa questão.
Essa afirmação é verdadeira, pois, como mostrado no estudo teórico acima, fala e escrita são aspectos da linguagem, pelos quais Joana, Helena e Henrique interagiram com a turma.
Como mostrado no texto III, a língua "é uma instituição social de caráter abstrato, exterior aos indivíduos que a utilizam, que somente se concretiza por meio da fala, que é um ato individual" e foi exatamente isso que aconteceu quando Joana, Helena e Henrique apresentaram seu trabalho para a turma.
Espero ter ajudado e bons estudos =)
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás