Leia:
“Não lhes bastavam seis mil mannlichers e seis mil sabres; e o golpear de doze mil braços, e o acalcanhar de doze mil coturnos; e seis mil revólveres; e vinte canhões, e milhares de granadas, e milhares de schrapnells, e os degolamentos, e os incêndios, e a fome, e a sede; e dez meses de combates, e cem dias de canhoneio contínuo; e o esmagamento das ruínas; e o quadro indefinível dos templos derrocados; e, por fim, na ciscalhagem das imagens rotas, dos altares abatidos, dos santos em pedaços - sob a impassibilidade dos céus tranquilos e claros - a queda de um ideal ardente, a extinção absoluta de uma crença consoladora e forte... Impunham-se outras medidas. Ao adversário irresignável as forças máximas da natureza, engenhadas à destruição e aos estragos. Tinha-as, previdentes. Havia-se prefigurado aquele epílogo assombroso do drama. Um tenente, ajudante-de-ordens do comandante geral, fez conduzir do acampamento dezenas de bombas de dinamite. Era justo; era absolutamente imprescindível. Os sertanejos invertiam toda a psicologia da guerra: enrijavam-nos os reveses, robustecia-os a fome, empedernia-os a derrota.”
CUNHA, Euclides da. Os sertões.
São Paulo: Martin Claret,2003, p. 520-521
Com base no TEXTO 1, e na obra de Euclides da Cunha, assinale as proposições CORRETAS.
I. O trecho é exemplo de como o sertanejo é descrito também em outras passagens do livro Os sertões e confirma a consagrada frase de Euclides da Cunha: “O sertanejo é antes de tudo um forte”.
II. A narrativa de Euclides da Cunha propõe uma antítese entre a força física ou material do exército e a força do sertanejo, adaptado às condições de seu lugar – o que nos faz supor uma confirmação do Determinismo do século XIX.
III. Há dois planos opostos que descrevem os dois lados desiguais da luta em Canudos: De um lado, o exército, fortemente armado; e, de outro, os sertanejos, raivosos fanáticos religiosos, igualmente organizados.
IV. A construção do texto por meio de paradoxos como “enrijavam-nos os reveses, robustecia-os a fome, empedernia-os a derrota” confirma uma das características da obra: a presença de elementos contrastantes, similar ao Barroco, misturados a uma linguagem fortemente cientificista.
V. A correta “psicologia da guerra”, aplicada pelo exército, foi suficiente para a tomada de Canudos, já que os sertanejos eram fracos e desorganizados.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma opção:
a. I, II e IV
b. III, IV e V
c. I, III e IV
d. I, II e III
e. II, III e V
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Resposta: D I, II e III
Explicação:
fala irmao, vc estuda no sabin né?
sabe a resposta da questao 4 ?
A insistência e a tristeza denotavam as características de João; ________ , porém, estava maior do que _________ .
meajudemmmmmm37:
alguém sabe a resposta ???
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Saúde,
4 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás