Leia “Já estamos há três meses na ____________. Viajamos há três meses em direção a ________. No primeiro mês estávamos empolgados com a missão de ____________ mas hoje sinto que todos estão cansados e, pior, preocupados com o aparecimento ___________”
Numa narrativa de ficção científica, seria coerente se as lacunas do parágrafo acima fossem preenchidas, respectivamente, por
A Discovery 101 International; Lua; encerrar as brigas de gangues em Nova York; da saudade da família.
B Discovery 101 International; Antártica; salvar os leões marinhos; baleias mortas.
C Estação Internacional de Pesquisa Ambiental; Lua; encontrar poços de petróleo; contrabandistas de produtos piratas.
D Discovery 101 International; Marte; colonizar aquele planeta; estranhas criaturas no horizonte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
Resposta:
Resposta correta:
Alternativa D: Numa narrativa de ficção científica, seria muito adequado e verossímil que as personagens estivessem numa nave espacial e seria natural que essa nave, como outras construídas por vários países tivesse nome na língua inglesa (International). Também faz parte das características da ficção científica as viagens de colonização, por isso, a escolha de Marte como destino também seria natural e adequada. Finalmente, “estranhas criaturas”, de outros planetas ou galáxias, são frequentes na ficção científica.
Incorretas:
A – Se o narrador está numa Estação Orbital e viajando para a Lua, não seria incoerente dizer que seu objetivo é “encerrar brigas de gangues em Nova York”, ou seja, na Terra. Além disso, a saudade da família não deveria ser objeto de preocupação dos tripulantes, uma vez que não se trata de fator que gere qualquer conflito ou risco.
B – Com exceção da “Estação Nacional”, que poderia se localizar no espaço, os outros elementos dessa alternativa não remetem de ficção científica.
C – Embora o espaço e o destino da personagem remeta a elementos próprios da ficção científica, completar o parágrafo com outros elementos esta alternativa geraria dois problemas de coerência e verossimilhança: 1) sabe-se que não há poços de petróleo na Lua; 2) se o objetivo da viagem é esse, seria pouco provável que os tripulantes se preocupassem com contrabandistas.