Português, perguntado por VanessaTerra4867, 1 ano atrás

Leia estes dois excertos das obras indicadas e responda ao que se pede. (…) Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passouse a mesma cena de pisadela e beliscão, com o diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos. (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias).Na ocasião em que Léonie partia pelo braço do amante, acompanhada até o portão por um séquito de lavadeiras, a Rita, no pátio, beliscou a coxa de Jerônimo e soprou-lhe à meia voz:– Não lhe caia o queixo! …O cavouqueiro teve um desdenhoso sacudir d'ombros.– Aquela pra cá nem pintada!E, para deixar bem patente as suas preferências, virou o pé do lado e bateu com o tamanco na canela da mulata.– Olha o bruto! ... queixou-se esta, levando o mão ao lugar do pancada. Sempre há de mostrar que é galego!(Aluísio Azevedo, O cortiço)a) Embora os excertos pertençam a romances de diferentes estilos de época – um é romântico e outro, naturalista –, é bastante visível que, neles, o modo de representar as relações de caráter erótico apresenta várias semelhanças. Essa similaridade é sobretudo pontual, isto é, mais concentrada nesses excertos, ou, ao contrário, ela continua a ocorrer, ao longo dos romances? Explique resumidamente. b) Em ambos os excertos, assim como no conjunto das obras a que pertencem, é notória a predisposição a retratar as personagens de origem portuguesa de um modo bastante peculiar, influenciado por uma determinada corrente de opinião, existente no contexto histórico-social dos períodos em que as obras foram escritas. Identifique esse modo de representar tais personagens e a corrente de opinião que o influencia. Explique sucintamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
3
a) Os dois romances apresentam elementos eróticos, porém a abordagem é diferente: no desenvolvimento da narrativa de "O Cortiço", a sexualidade das personagens é mostrada sob a ótica do fisiologismo, cientificismo do Naturalismo, relacionando o comportamento humano ao dos animais (zoomorfismo), exemplificado na cena em que Léonie violenta Pombinha.

Diferentemente, "Memórias de um Sargento de Milícias" não apresenta este caráter animalizador. Há um tom coloquial e irônico nos relacionamentos amorosos, muito distante do cientificismo.


b) A maneira como os portugueses são representados, em ambas as obras, é o do esteriótipo, de personagens planas. No entanto, a corrente de opinião que influencia essa forma de representação é diversa.

Publicado em 1852/1853, "Memórias de um Sargento de Milícias", é uma narrativa romântica excêntrica, sem idealizações ou maniqueísmo. Aborda os costumes populares à época em que Dom João VI esteve no Brasil (1808-1821).

Os imigrantes, chegados de Portugal, vão-se acomodando e adaptando-se ao modo de vida da cidade do Rio de Janeiro. O narrador, por sua vez, não faz julgamento moral sobre a sociedade em questão, ainda que sua força motriz seja o tráfico de influências e a malandragem, ou seja, a união da ordem e da desordem.

"O Cortiço", no entanto, aborda o contexto histórico-social do Brasil Independente, no fim da monarquia (1890). Nesse romance, o Determinismo é a corrente de opinião que influencia a personagem, que é rigorosamente condicionada pela raça, pelo meio e pelo momento.  

No excerto acima, o jogo erótico realizado por Jerônimo e Rita Baiana é visto como típico do estrangeiro. Na obra, o europeu que não incorpora os costumes brasileiros e nem se influencia  pelo meio tropical, sobrepõe-se ao brasileiro nato, dominando-o, explorando-o, conforme o exemplo dado pela personagem João Romão, o "capitalista selvagem".
Perguntas interessantes