Leia este trecho de uma carta pessoal de escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924) a noiva dele, Felice, e compare-a com a carta aberta em estudo. D) o que muda no grau de distanciamento entre os interlocutores ? Explique sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Querida Felice!
Vou agora te pedir um favor que soa um tanto louco, e que eu deveria considerar como tal se fosse eu a receber a carta. É também o maior teste possível até mesmo para a pessoa mais bondosa do mundo. Bem, é isto: escreve para mim apenas uma vez por semana, de forma que a sua carta chegue no domingo — porque não consigo suportar suas cartas diárias, sou incapaz de suportá-las. Por exemplo, eu respondo uma de suas cartas, depois deito na cama em aparente calma, mas meu coração retumba através do meu corpo inteiro e está consciente apenas de ti. Eu pertenço a ti; não há realmente outra forma de expressar isso, e não há força o bastante. Mas por essa mesma razão eu não quero saber o que estás vestindo; isso me atormenta tanto que não consigo lidar com a minha rotina; e é por essa mesma razão que não quero saber se gostas de mim. Se eu soubesse, como poderia, bobo que sou, ir e sentar no meu escritório, ou aqui em casa, em vez de saltar em um trem com meus olhos fechados e apenas abri-los quando estiver contigo?
Explicação:
Resposta:
Resposta:
A) Informar um acontecimento
B)A carta aberta informa a situação dos idosos já a carta pessoa relata o seus sentimentos por sua noiva Felice
C) A carta pessoal, porque foi destinada apenas para sua noiva
D) O distanciamento é normal entre os interlocutores da primeira carta ( autor e público) na segunda carta , eles são íntimos ,logo são próximos (autor e amada )
Bons estudos!!