ENEM, perguntado por annacaroltrigos7071, 1 ano atrás

Leia este trecho de documento:Pela presente, por um de nós escrita e por ambos assinada,declaramos que, desejando comemorar por um ato digno daReligião de Cristo, o redentor, e de humanidade, o aniversário quehoje celebramos, e atendendo aos serviços que já tem nosprestado o pardo Sabino, nosso escravo, temos de comum acordoe de muita nossa livre e espontânea vontade, resolvido conferir aomesmo, como conferimos, a sua liberdade, podendo conduzir-secomo se de ventre livre fosse nascido: com a cláusula porém decontinuar a servir-nos, ou a pessoa por qualquer de nós designada,ainda por espaço de cinco anos a partir desta data.(Registro de uma carta de liberdade conferida, em 1866, pelo Dr. Agostinho MarquesPerdigão Malheiro e sua mulher ao pardo Sabino. Citado por CHALHOUB, Sidney. "VisõesCom relação à conjuntura histórica em que foi abolida a escravidãoe com base nas informações contidas nesse trecho, é corretoafirmar quea) a extinção da escravidão se deu de forma abrupta, sendo queas elites abolicionistas optaram por uma estratégia radical deenfrentamento com a Coroa, o que causou grandes traumassociais.b) as soluções encontradas para o problema da escravidão nãoescaparam ao controle político da Igreja Católica, que acabouimpondo aos fiéis da elite uma teoria particular do abolicionismo.c) o debate sobre a abolição trouxe à tona as ambiguidades dasatitudes políticas de uma parte da elite brasileira, que julgava o atode emancipação uma benesse, pela qual o ex-escravo deveriapagar.d) os problemas ligados à escravidão se atenuaram ao longo doséculo XIX, quando o crescimento das revoltas escravas suprimiuconflitos entre os negros e as elites rurais.e) a condição de liberto era definitiva, de modo que não havianenhuma possibilidade de revogação da alforria condicional.da liberdade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.140.)

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
19

A resposta correta é a letra C) o debate sobre a abolição trouxe à tona as ambiguidades das atitudes políticas de uma parte da elite brasileira, que julgava toda emancipação uma benesse, pela qual o ex-escravo deveria pagar.

De acordo com a carta da liberdade conferida pelo Dr. Agostinho Marques Perdigão Malheiro, nela está descrito que, há a declaração pelos escravos que eles desejam comemorar um ato digno da religião de Cristo, o Redentor da humanidade desde que sigam alguns termos de acordo.

Vale lembrar que nem todas as vezes essas cartas era escritas no livro de controle do cartório. Boa parte das vezes elas eram entregues as pessoas de confiança do concedente até que o mesmo falecesse.

Bons estudos!

Perguntas interessantes