Uma pessoa canta, naturalmente no ar, e o som assim produzidoé ouvido por um nadador totalmente imerso em água numa piscinapróxima do cantor. Com relação à situação descrita, assinale aalternativa verdadeira.a) Ao penetrar obliquamente na piscina, o raio de onda aproxima-se da reta normal à superfície da água pois a velocidade depropagação do som na água é maior do que na água.b) Ao penetrar obliquamente na piscina, o raio de onda aproxima-se da reta normal à superfície da água pois a velocidade depropagação do som na água é menor do que na água.c) Ao penetrar obliquamente na piscina, o raio de onda afasta-se da reta normal à superfície da água pois a velocidade depropagação do som na água é maior do que na água.d) Ao penetrar obliquamente na piscina, o raio de onda afasta-seda reta normal à superfície da água pois a velocidade depropagação do som na água é menor do que na água.e) Ao penetrar obliquamente na piscina, o raio de onda em questãonão se aproxima e nem se afasta da reta normal à superfície daágua pois a Lei de Snell não se aplica às ondas longitudinais.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra C) Ao penetrar obliquamente na piscina, o raio de onda afasta-se da reta normal à superfície da água pois a velocidade de propagação do som na água é maior do que na água.
Para ser mais claro, o som tende a se propagar quatro vezes mais rápido na água do que no ar. Geralmente, uma certa fonte sonora faz comprimir a massa de ar ou de água que estiver mais próxima em um volume menor.
A velocidade do som enquanto está no ar, bem ao nível do mar, com a qual nós possamos contar com condições normais de pressão e com temperatura de 20ºC é de, aproximadamente, 343 m/s e isso corresponde a 1234,8 Km/h
Por outro lado, a velocidade do som enquanto na água na mesma temperatura tende a ser quatros vezes mais potente do que no ar.
Bons estudos!