História, perguntado por ticofreitas17p6y2i8, 1 ano atrás

Leia e responda



“De certos em certos anos vem uns feiticeiros de mui longes terras, fingindo trazer santidade e a tempo de sua vinda lhes mandam limpar os caminhos e vão recebê-los com danças e festas, segundo seus costumes; e antes que cheguem ao lugar andam as mulheres de duas em duas passam pelas casas, dizendo publicamente as faltas que fizeram a seus maridos umas às outras, e pedindo perdão delas. Em chegando o feiticeiro com muita festa ao lugar, entra em uma casa escura e põe uma cabaça, que traz em figura humana, em parte mais conveniente para seus enganos e mudando sua própria voz em a de menino junto da cabaça, lhes diz que não curem de trabalhar, nem vão a roça, que o mantimento por si crescerá, e que nunca lhes faltara que comer, e que por si virá a casa,e que as enxadas irão a cavar e as flechas irão ao mato por caças para seu senhor e que hão de matar muitos dos seus contrários, e cativarão muitos para seus comeres e promete-lhes larga vida.”



Nobrega, Manuel da. Cartas do Brasil 1549-1563



O autor faz a descrição de uma série de elementos centrais na religiosidade Tupinambá. Dois deles, em especial, eram centrais na explicação dos territórios nas costas do Brasil. Quais são esses elementos? Justifique a resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
0

O texto do enunciado a questão traz elementos da religiosidade Tumpinanbá em especial questões relacionada a cura de doenças bem como marcas de uma religiosidade pagã.

Importante notar que quando os portugueses vieram para o Brasil trouxeram muitas marcas de sua religiosidade.

Nesse aspecto, a religiosidade dos índios misturou-se a religiosidade dos portugueses.

No entanto, veja que vários povos indígenas foram dizimados fazendo com que sua cultura desaparecesse ao longo do tempo.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes