Leia e compare os textos abaixo, escritos na primeira metade do século XVI:"A experiência nos faz viver sem engano das abusões e fábulas que alguns dos antigos cosmógrafos escreveram acerca dadescrição da terra e do mar os quais disseram que toda terra que jaz debaixo do círculo equinocial [equador] era inabitável pelagrande quentura do ar e isto, achamos falso e pelo contrário [...] nesta terra há muita habitação de gente os quais são negros queem nenhuma parte do mundo pode mais haver... ."(Duarte Pacheco Pereira. Esmeraldo de situ orbis)Carta do gigante Gargântua para o seu filho Pantagruel:"... revisite os livros dos médicos gregos, árabes e latinos [...] e por freqüentes anatomias [experimentos anatômicos] adquiraperfeito conhecimento do outro mundo que é o homem... ."(Rabelais. Pantagruel)a. Comparando os excertos acima, identifique a concepção de conhecimento comum a ambos. b. Em que medida as concepções culturais dos dois autores significaram uma ruptura com o conjunto de conhecimentos predominante na Idade Média européia?
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a. Ambos evidenciam a importância que as escrituras, bem como a busca pelo conhecimento em obras representa para a formação intelectual do homem. Logo, o conhecimento é evidentemente fato valorizado.
b. A citação à busca por elementos presentes em obras literárias, bem como materiais científicos evidenciam o fim das relações anteriormente existentes entre o homem com a idade média. O laço altamente teocentrista acaba sendo rompido aos poucos.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás