"Havia aprendido sem esforço o inglês, o francês, o português, o latim. Suspeito, contudo, que não era muito capazde pensar. Pensar é esquecer diferenças, é generalizar,abstrair. No mundo abarrotado de Funes não havia senãodetalhes, quase imediatos."("Funes, o memorioso", in Ficções de Jorge Luis Borges)De acordo com o texto, pode-se inferir que o ofício dohistoriador deve:I. Valer-se das interpretações ao invés dos fatos.II. Selecionar os fatos mais significativos para a pesquisa.III. Desconsiderar o maior número de informações possíveis.IV. Associar as informações buscando uma interpretação.Estão corretas as afirmativas:(A) III e IV, apenas.(B) I e II, apenas.(C) I e IV, apenas.(D) II e III, apenas.(E) II e IV, apenas
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
E. II e IV, apenas
I- Falsa. O historiador não vai se valer somente das interpretações, ele precisará de fatos e dados para assim interpretar àquela realidade. Não pode-se valer somente do senso comum, mas da ciência.
II- Verdadeira. O historiador irá fazer uma delimitação dos fatos, para que assim consiga realizar a sua pesquisa sem se perder no caminho.
III- Falsa. Não pode desconsiderar o maior número de informações possíveis. É papel do historiador avaliar todas as informações e depois realizar uma 'peneira' do que é mais importante para o seu trabalho.
IV- Verdadeira. O ofício do historiador é associar as informações, e em seguida, fazer uma interpretação daquilo.
Abraços!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás