Leia com atenção o trecho abaixo e responda a questão: Quando estamos falando de adolescentes, na verdade apenas estamos considerando os jovens cuja preocupação com a sobrevivência imediata é secundária. Quem sabe incorrendo em certo exagero, poder-se-ia dizer que a adolescência é um privilégio de classes abastadas. De que forma podemos considerar a adolescência nas diferentes camadas sociais?
a.
As classes desfavorecidas socialmente não passam por uma crise de identidade.
b.
O processo adolescente é universal e desenvolve-se da mesma maneira em todas as classes sociais, independentemente do ambiente onde vive o sujeito.
c.
Só algumas pessoas se destacam e podem viver a adolescência em sua plenitude, mesmo vivendo uma situação desfavorável.
d.
Podemos considerar a adolescência como um fenômeno universal; o que ocorre é que, nas classes sociais desfavorecidas, sua vivência é diferente, porque a luta pela sobrevivência torna-se fundamental.
e.
A adolescência é um luxo das classes privilegiadas, luxo esse não permitido àqueles que lutam por sua sobrevivência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d. Podemos considerar a adolescência como um fenômeno universal; o que ocorre é que, nas classes sociais desfavorecidas, sua vivência é diferente, porque a luta pela sobrevivência torna-se fundamental.
Explicação:
A adolescência representa um processo biológico, presente em todas as classes sociais, mais que torna-se mais desafiador em adolescentes de classes menos favorecidas, por ameaçar a sobrevivência (Alternativa D).
Adolescência e Sociedade
A adolescência representa um momento de grandes transformações biológicas, psicológicas e sociais. Em uma visão mais social, a adolescência torna-se uma grande dificuldade para pessoas de classes menos favorecidas, ao se comparar com pessoas mais abastadas.
Isto ocorre por conta da pressão familiar, visto que os indivíduos estão próximos a se tornar adultos, devendo contribuir com a renda familiar, muitas vezes, levando ao abandono escolar.
Mais sobre adolescência e sociedade: brainly.com.br/tarefa/16009641