Filosofia, perguntado por bielalvesdeoliowlt8h, 1 ano atrás

Leia com atenção o texto de Thomas Hobbes e responda a questão.

“(...) durante todo o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz de os manter a todos em respeito, eles se encontram naquela condição a que se chama guerra; e uma guerra que é de todos os homens contra todos os homens.

No estado de natureza cada homem é governado pela sua própria razão (...) e é um preceito desta razão que um homem concorde quando os outros também o façam, e na medida em que tal considere necessá¬rio para a paz e para a defesa em renunciar a seu direito a todas as coisas (...).

A única maneira de instituir um poder comum entre os homens, capaz de defendê-los das invasões dos estrangeiros e das injúrias uns dos outros (1..) é conferir toda sua força ou poder a um homem ou a uma assembléia de homens que possa reduzir suas diversas vontades (...) a uma só vontade. Feito isto, à multidão assim unida numa só pessoa se chama Estado”.
HOBBES, T. Leviatã. Col. Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1978.

a) Qual seria a condição dos homens no estado de natureza;


b) como se realiza o pacto social instituído, segundo Hobbes?

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuelgomes00
9
No estado de natureza o homem estaria vivendo sempre em vigília pois como sabiam o que esperar de outros homes e estaria em total liberdade sem ter leis ou regras
B.o pacto seria a abdicação desses direito para conseguir esse segurança, que seria um assembleia composta composta por homes como em um governo atual so que com um so rei

emanuelgomes00: Na b e direito a liberdade absoluta
Perguntas interessantes