governo cultura e religiao dos indios de 1500
Soluções para a tarefa
Índios do Brasil antes da chegada dos portugueses
Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos
portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes.
Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a
natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas
e plantas eram de extrema importância para a vida desses índios. Por isso os
índios respeitavam muito a natureza. Os índios viviam em tribos e tinha na
figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável
pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era o pajé que também cuidava
da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais
religiosos. Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica,
palha, cipó, madeira e etc. A religião indígena era baseada na crença em
espíritos de antepassados e forças da natureza. Os índios faziam festas e
cerimônias religiosas. Nessas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam
os corpos em homenagem aos antepassados e os espíritos da natureza.
Observação: felizmente, muitos dos aspectos culturais citados ainda fazem parte
de muitos povos indígenas brasileiros que resistiram até hoje ás influências da
cultura dos brancos.
Contato com os portugueses
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita
estranheza para ambas as partes. As duas
Culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas. Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio). Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha. As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum. Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos.
Resposta:
Índios do Brasil antes da chegada dos portugueses Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida desses índios. Por isso os índios respeitavam muito a natureza. Os índios viviam em tribos e tinha na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era o pajé que também cuidava da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos. Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira e etc. A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza. Os índios faziam festas e cerimônias religiosas. Nessas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e os espíritos da natureza.
Observação: felizmente, muitos dos aspectos culturais citados ainda fazem parte de muitos povos indígenas brasileiros que resistiram até hoje ás influências da cultura dos brancos.
Contato com os portugueses
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas
Culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas. Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio). Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha. As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum. Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos
De Nada
XOXO