História, perguntado por costaaf, 11 meses atrás

Leia com atenção o texto-base a seguir:



As transformações encaminhadas no processo do Plano Real refundam o poder político, um novo Estado brasileiro pós-nacional-desenvolvimentista. O Plano Real propicia um salto histórico, uma fase distinta da revolução democrática brasileira, na qual passam a fluir, em novas bases, as incertezas, preferências e escolhas dos atores. Ao ser eleito em 1994, FHC disse, em discurso no Senado Federal, que aquelas eleições encerraram a transição e consolidaram a democracia. A transição democrática deu-se ao mesmo tempo que a crise de poder do Estado desenvolvimentista. A ideia de FHC é compreensível na medida em que, desde o Plano Real, o regime democrático passa a mover-se num novo padrão de poder de Estado, ao que se chegou por um processo que rearranjou as esferas sociopolítica e político-institucional. Isso não significa fazer juízo de valor aprobativo do Plano Real, porque a reforma monetária e as mudanças estruturais a ela vinculadas não têm tido eficácia no cumprimento de algumas de suas metas e promessas fundamentais: recuperação da capacidade de investimento do Estado, desenvolvimento econômico, geração de emprego e justiça social. Novas e antigas contradições passam e continuam a desafiar os atores dominantes e dominados na etapa histórica liberalizante efetivada desde as eleições de 1994.



IANONI, Marcus. Políticas Públicas e Estado: o Plano Real. Lua Nova, São Paulo , n. 78, p. 143-183, 2009

---->>>>>>>>>>> A partir dessas informações,descreva e caracterize os principais aspectos econômicos perseguidos pelo Plano Real, iniciado no Brasil a 27 de fevereiro de 1994.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
30
Oi, bom dia!

Com base nos conhecimentos adquiridos anteriormente acerca da história mundial e brasileira, é possível obter a resposta para a pergunta acima realizada:


O Plano Real foi criado e implementado no Governo de Itamar Franco, com o objetivo de reduzir as exorbitantes taxas de inflação e dívidas externas.


O plano então promoveu o congelamento dos gastos públicos, que corresponde a aproximadamente 6 bilhões de dólares no orçamento de 1993, além de promover amplas privatizações nas mais diversas áreas. Exemplos disso foram: áreas dos setores siderúrgicos, petroquímico e de fertilizantes.

 


A estabilidade foi alcançada, o que garantiu a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições para a Presidência nos anos seguintes, mas também a sua reeleição.

Abraços.


Perguntas interessantes