Leia com atenção o texto abaixo:
Pretende-se, assim, compreender a educação e a formação como processos articulados nas dimensões sócio-histórica e psicológica de toda experiência humana; compreensão esta fundamentada em estudos da Psicologia que apontam a existência de uma unidade dos processos mentais, fundamentada no desenvolvimento do ser, ou seja, na filogênese (processos orgânicos e maturacionais do desenvolvimento da espécie) e na ontogênese (desenvolvimento do sujeito).
Dessa forma, é possível pensar que os processos formativos da infância e as relações adultas do mundo do trabalho não são distintos, mas, na perspectiva da formação humana, merecem ser pensados de forma completamente imbricada, pois, mesmo que sofram as determinações histórico-culturais das construções humanas, trazem o potencial de mudança, de crescimento e aprendizagem de cada sujeito. (CAMPOS, Regina C. P. A formação humana: reflexões sobre educação e trabalho. In: COELHO, Maria Inês, COSTA, Ana Edith. A educação e a formação humana. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 48-49). Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que:
a) A educação não possui articulação com a formação humana do sujeito, já que constitui-se como um processo que detém organizações e estruturações próprias.
b) Os aspectos como a formação física do sujeito tem menos importância do que sua constituição psíquica, quando se pensa em formação humana.
c) Os aspectos da formação devem ser levados em consideração, tendo em mente o peso de importância da fase infantil bem como da fase adulta.
d) As dimensões sócio-históricas não são levadas em consideração quando se pensa a constituição do sujeito em sua faceta psicológica, já que esta é de grau bastante elevado.
e) Os processos como a filogênese e a ontogênese configuram-se como alicerces básicos para a formação humana do sujeito, apesar de, muitas vezes, serem aspectos frágeis desta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta: (c) Os aspectos da formação devem ser levados em consideração, tendo em mente o peso de importância da fase infantil bem como da fase adulta.
Explicação: Na perspectiva da formação humana, essas fases merecem ser pensadas de forma completamente imbricada, pois, mesmo que sofram as determinações histórico-culturais das construções humanas, elas trazem o potencial de mudança, de crescimento e de aprendizagem de cada sujeito.
Perguntas interessantes