História, perguntado por detcho, 10 meses atrás

Leia com atenção o excerto a seguir:

A Revolução Industrial começou na Inglaterra, pois este país tinha todos os elementos necessários à sua eclosão: grandes capitais, já que fora a nação que mais lucrará com o comércio; vasto mercado consumidor, representado não só pela crescente população, mas também por rico império colonial, que possuía desde a Guerra dos Sete Anos; forte mão de obra, oriunda do êxodo rural que fôra bastante expressivo, além de uma “Revolução Mecânica”, que foi pródiga de importantes invenções. [...] Precisamos ainda lembrar que na Inglaterra o governo era mais liberal do que no resto da Europa [...].

FRANCO JÚNIOR, Hilário. História das Civilizações. São Paulo, Atlas, 1972, p. 39-42.


Sobre os motivos que levaram ao pioneirismo inglês na Revolução Industrial, analise as afirmativas abaixo e considere V para verdadeiro e F para falso.

( ) A Inglaterra já havia feito a sua “reforma agrária” por meio dos cercamentos do campos.

( ) A intervenção do estado britânico fortaleceu a iniciativa privada e o desenvolvimento da burguesia naquele país.

( ) O fato da Inglaterra não estar envolvida intensamente com a corrida imperialista possibilitou seu avanço no campo industrial, já que todos os seus recursos foram destinados a produção mecânica.

( ) O historiador Eric Hobsbawm interpreta a Reforma Protestante como uma das principais responsáveis para o impulso e desenvolvimento da revolução Industrial, indo contra a tese do sociólogo Max Weber que analisa essa revolução como uma consequência de acontecimentos exclusivamente econômicos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.



Alternativas
Alternativa 1:
V-V-V-V.

Alternativa 2:
V-V-V-F.

Alternativa 3:
V-V-F-F.

Alternativa 4:
V-F-F-F.

Alternativa 5:
F-F-F-F.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
17

I é Verdadeira, embora a "reforma agrária" inglesa, ao contrário de dividir terras, expulsou do campo os camponeses.

II é Verdadeira, em medidas, por exemplo, como os Atos de Navegação (e outras medidas de caráter protecionista) Estado e Burguesia, em especial a partir da década de 1650, se confundiam na Inglaterra.

III é falsa, foi justamente estar intensamente envolvida com a corrida Imperialista que impulsionou o desenvolvimento inglês.

IV é falsa, Hobsbawm e Weber concordam com a tese sobre a influência Protestante na articulação do Capitalismo.

Respondido por clebercfpt
7

Resposta: Alternativa 3

Explicação:

Perguntas interessantes