"Definição, causas, Consequências da desigualdade social?
Exemplos no brasil e no mundo"
Soluções para a tarefa
A Desigualdade Social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população brasileira, embora nos últimos anos ela tem diminuído.
Causas e Consequências
Embora o Brasil esteja entre os dez países com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Falta de acesso à educação de qualidade;
Política fiscal injusta;
Baixos salários;
Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.
não só no Brasil mais como em países como África ,cuba ,Venezuela. .entre outros mais .
O que é desigualdade social?
As desigualdades sociais podem ser entendidas como um reflexo da luta de classes, onde a financeiramente mais rica detém a maior parte do capital e a parcela segregada, tende a ter condições básicas ou precárias de vida, fato este exposto por Marx em suas teorias sobre a luta de classes.
Deste modo, observamos que as desigualdades sociais surgem na medida que o capitalismo floresce sendo uma grande problemática que deve ser sanada por medidas e políticas afirmativas promovidas pelo governo federal.
Dentre as causas das desigualdades sociais podemos citar:
A expansão da urbanização e da vinda do homem do campo para a cidade;
A revolução industrial que ocasionou essa passagem;
O crescimento dos veículos de comunicação e a renda estabelecida pelos grandes patrões e empresários por todo o mundo, gerando assim um crescimento econômico em nível global dividindo o mundo inicialmente em países de primeiro segundo e terceiro mundo, mas hoje em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes, como no caso dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do sul).
Dentre as consequências no nosso texto sobre as desigualdades sociais observamos:
Nas classes segregadas, os elementos citados acima carecem de manutenção e na maioria das vezes são precários, já para a parcela financeiramente rica, esses serviços podem ser utilizados pelo setor privado, que possuem valores altos para a realização mas podem ser pagos pela estrutura econômica dessas famílias; Pois essa divisão gera a falta de oportunidade e consequentemente a violência, prejudicando os índices de desenvolvimento e educação e aumentando a taxa de mortalidade nas regiões periféricas.
A desigualdade no Brasil remete aos períodos da colonização, onde o Europeu escravizou os Africanos o que ocasionou uma grande diferenciação no poder econômico, sendo refletido inclusive nos dias de hoje, já que após o final da escravidão os ex-escravos não possuíam condições nem estudo para o trabalho e tiveram que ocupar as regiões periféricas.
Assim, a parcela segregada e menos favorecida,carece obviamente de atenção e melhorias no seus setores de base, enquanto a parcela financeiramente rica, não precisa dessa manutenção pois ela cresce exponencialmente, e, a educação é ofertada de forma mais consistente. o que reflete no mercado de trabalho e na posição socioeconômica de cada classe social.
A desigualdade social no mundo remete a revolução industrial onde a supraestrutura do modo de produção é o que define como os indivíduos se dividem, onde as duas classes, a da burguesia composta pelos patrões e detentores do capital acumulativo e o proletariado, composto pelos trabalhadores que buscam melhores condições de vida tendo o trabalho como única forma de sobrevivência, gerando um efeito dominó no mundo com o passar dos séculos incluindo o Brasil
Caso tenha interesse sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/20229482