Leia com atenção este trecho que é parte de uma canção muito popular na época da Revolução Industrial.
As leis prendem o ladrão
Que rouba um ganso aos comuns,
Mas deixam solto o outro
Que rouba a terra do ganso.
HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro. Zahar, 1981. p. 149.
O trecho faz referência a um fenômeno próprio da Revolução Industrial, que pode ser explicado
A)pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que reorganizou a produção agrícola e levou ao crescimento dos transportes marítimos na Europa Oriental.
B) pelo desenvolvimento da energia eólica, produzindo um crescimento industrial que manteve as cidades afastadas do fantasma das doenças provocadas pelo uso do carvão.
C) pelos cercamentos que modificaram as relações sociais no campo, gerando novas formas de organização rural e produzindo camponeses desempregados - mão de obra para a indústria.
D) pelo uso do petróleo, que promoveu o desenvolvimento das ferrovias, integrou áreas de produção aos mercados, aumentou o consumo e gerou lucros.
E) pela revolução política de 1688, que garantiu a vitória dos interesses dos proprietários agrícolas em aliança com os trabalhadores urbanos que controlavam as manufaturas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Esta canção popular retrata o período dos Cercamentos nos Séculos XVIII e XIX, quando terras que antes eram propriedades comunais passaram a ser propriedades privadas. É correta a alternativa C.
Qual foi a principal consequência disso?
Os Cercamentos fizeram com que os camponeses perdessem as terras que cultivavam há gerações, tornando-os ou empregados com baixa remuneração nas novas propriedades privadas ou que tivessem que mudar para as cidades, pois no campo havia poucos empregos, onde serviram de mão de obra barata para a expansão industrial inglesa.
Mais sobre os Cercamentos em:
https://brainly.com.br/tarefa/20374344
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Contabilidade,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás