Leia com atenção e texto abaixo:
A principal característica política da independência brasileira foi a negociação entre a elite nacional, a coroa portuguesa e a Inglaterra, tendo como figura mediadora o príncipe D. Pedro. Do lado brasileiro, o principal negociador foi José Bonifácio, que vivera longos anos em Portugal e fazia parte a alta burocracia da metrópole. Havia sem dúvida participantes mais radicais, sobretudo padres e maçons. Mas a maioria deles também aceitou uma independência negociada. (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008).
A emancipação política do Brasil foi um processo lento, mas que contou com a participação ativa de portugueses, como o próprio Dom Pedro I. Em relação à independência do Brasil e à emancipação do país, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
Dom Pedro I foi praticamente coagido a participar dos atos da independência. Apesar de estar do lado dos brasileiros, ele teve sua participação no evento dificultada por sua condição de herdeiro da coroa portuguesa.
b)
A independência só foi possível por causa da sincronia de interesses dos partidos políticos brasileiros, que lutaram juntos baseados em interesses comuns. Sendo assim, a falta de divergência de opinião da elite brasileira foi o que proporcionou a emancipação brasileira.
c)
O papel de Dom Pedro no processo de independência foi fundamental, mas suas tomadas de decisões após 1822 desagradavam as elites sociais brasileiras, que buscavam maior autonomia e participação política.
d)
O processo de emancipação política do Brasil foi longo, mas contou com a participação de comerciantes portugueses favoráveis à criação do Estado nacional, os quais reivindicavam maior participação comercial dos brasileiros.
e)
No processo que levou à independência, o partido português deteve papel principal, pois os portugueses que ficaram no Brasil se interessaram pela exploração de ouro sem a cobrança de taxas da metrópole.
4)
Leia com atenção aos textos abaixo:
A corte fez de tudo para transformar o Rio num palco adequado para seu esplendor. O comércio prosperava e os cariocas nunca tinham se sentido tão europeus. Produtos industriais ingleses inundaram o mercado brasileiro – até patins de gelo vieram parar aqui, logo virando maçanetas improvisadas, entre outras aplicações insuspeitas. Cabeleireiros franceses, cozinheiros italianos e até os primeiros imigrantes não-portugueses – um grupo de suíços que fundou a cidade fluminense de Nova Friburgo – trouxeram um sabor internacional aos domínios de dom João. (disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/ aventuras-historia/rascunho-brasil-como-era-pais-1808-435803.shtml )
Apesar de as mudanças urbanísticas e educacionais, que constituem o início de um processo de modernização, terem estado presentes desde 1808, foi com a Independência, em 1822, que algumas resoluções do governo modificaram o meio cultural e intelectual do Brasil. (SCANDAROLLI, Denise. História do Brasil Imperial: Cultura e Vida Intelectual no Brasil Imperial. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2015, p.4). Em quais das afirmativas abaixo percebemos frutos desta mudança cultural e intelectual proporcionada pela independência?
I- A criação do Colégio D. Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837
II- A criação, em 1827, dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, em Olinda e em São Paulo.
III- A criação da Universidade da América do Sul, um braço de extensão da prestigiada Universidade de Coimbra.
IV- A vinda da Missão Francesa ao Brasil, chefiada por Debret, e pedido de D. João VI.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
II e III
c)
III e IV
d)
I e III
e)
II e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Av1: respostas
1e,
2c,
3c,
4a,
5a.
1e,
2c,
3c,
4a,
5a.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás