Leia, com atenção, duas cenas de práticas pedagógicas na Educação Infantil:
CENA 1
Professora Rosa, trabalha com uma turma de maternal, 20 crianças de 3 e 4 anos. Diferente da turma da professora Margarida, organiza a cada semana diferentes materiais em cima das mesas, arrumados em pequenos grupos, para que as crianças possam explorar. Num conjunto de mesas há gibis para folhearem. Em outro, tampinhas plásticas e caixas de papelão para empilhar/seriar; ainda, massa de modelar para criarem diferentes formas; noutro giz de cera e folhas de diferentes tamanhos e cores. Professora Rosa organizou a sala fazendo um canto com bonecas, panelinhas e móveis feitos com papelão; outro canto com fantasias e adereços: e outro com instrumentos musicais. Colocou uma prateleira, na altura das crianças, com alguns jogos que podem ser usados pelas crianças.
Durante o tempo de entrada, até que todos os alunos cheguem, as crianças se distribuem livremente nessas atividades. Estando todos, ela faz uma roda, onde a cada dia alguns amigos contam coisas que fizeram em casa, planos para o futuro, descobertas, etc. Fica sempre atenta para que todos participem, mas não é obrigatório falar todos os dias. Em seguida, ainda na roda, ela lembra às crianças o que tinham combinado para terminar naquele dia: a confecção de alguns objetos com sucata.
No dia anterior, cada um juntou com cola e fita adesiva diferentes tipos de caixa e objetos para fazer um trenzinho. Faltava pintar.
Na hora do lanche, foram juntos para o refeitório, a regra é ninguém se separar, mas não é necessário fazer fila. Em seguida, vão para o pátio. Ela leva o giz para fazer amarelinha no chão e também se diverte brincando com as crianças. Em seguida, voltam para a sala, uma história é contada por uma das crianças, eles encenam a história utilizando os movimentos do corpo (pássaro com as mãos, pulam como canguru, batem palmas, entre outros), e fazem combinações para o dia seguinte!
CENA 2
Professora Margarida, trabalha com uma turma de maternal com 20 crianças de 3 e 4 anos, sempre quando chegam à escola, as crianças sentam no corredor e ficam esperando todos os outros amigos chegarem para que possam entrar na sala juntos em fila e de forma organizada. Na sala, ao iniciar a aula, ainda sentados nas carteiras, onde cada criança fala por sua vez, sempre na mesma ordem, a professora faz a chamada, pedindo que cada criança olhe para quadro de pregas e perceba o desenho que coloriu na aula da semana passada. Em seguida, convida uma criança para apresentar o seu desenho, olhando para a professora, a criança diz que não sabe qual é o seu desenho, pois não consegue encontrá-lo dentre os desenhos coloridos com as mesmas cores.
Como é o dia da árvore, em seguida a professora entrega um desenho pontilhado com uma árvore para que possam ligar os pontos.
Enquanto as crianças realizam a atividade, a professora está na sua mesa, preenchendo diário e fazendo relatório.
Chega a hora do lanche, as crianças fazem uma fila e vão para o refeitório.
Depois do lanche, as crianças saem em correria para o pátio, a professora tenta controlá-las para que não pulem, corram e mantenham disciplina, mas num minuto já estão todas lá fora.
Enquanto brincam no pátio, a professora fica sentada.
Quando voltam para a sala, a professora conta uma história e pede que façam um desenho sobre o que memorizaram da história que acabaram de ouvir.
No final da aula, recolhe os desenhos, cada criança pega a sua mochila e vai para casa.
A respeito das cenas apresentadas, analise as afirmações a seguir:
A- As duas cenas apresentam distinções, pois somente uma das professoras valoriza os conhecimentos e a criatividade que os alunos trazem para a sala de aula, e a importância existente no ato de explorar, pesquisar e criar coisas novas.
B- A professora Margarida parece desconhecer a proposta da BNCC para o ensino de arte, pois não estimula os alunos a criar suas próprias formas a partir de seus sentimentos, ideias e percepções sobre o mundo.
C- Ambas as professores contribuem para o desenvolvimento integral de seus alunos propondo experiências enriquecedoras com a arte, o que contribui para que possam transportar a forma de ver e perceber o mundo a sua volta.
D- A professora Rosa reconhece a importância de propor atividades contextualizadas e que desenvolvam o protagonismo dos alunos, compreendendo as linguagens das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro.
É correto apenas o que se afirma em:
A - B - D.
C - D.
B - C - D.
A - D.
A - B - C.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
resposta correta A B D essa e a sequência.
Perguntas interessantes
Ed. Moral,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás