Leia atentamente os trechos a seguir:
I - "E na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas não os aproveitou. Logo, já de noite, levou-os à Capitania, onde foram recebidos com muito prazer e festa. A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez.".
II - "Às mui queridas súbditas nossas, Senhoras Amazonas. [...] Andam elas vestidas de rutilantes joias e panos finíssimos, que lhes acentuam o donaire do porte, e mal
Soluções para a tarefa
b. A relação de sentido entre os trechos somente pode ser estabelecida a partir do conhecimento prévio do conteúdo de ambos.
A coerência tem como um de seus principais recursos a intertextualidade, visto que a intertextualidade é recorrente à reprodução, ou as expressões ou enunciados de outros textos. Em que a intertextualidade também pode repetir gêneros, discursos e estilos de época.
Sendo assim, temos que a relação de sentido entre os trechos apenas possui um estabelecimento através do conhecimento prévio do conteúdo dos dois.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
Letra B: A relação de sentido entre os trechos somente pode ser estabelecida a partir do conhecimento prévio do conteúdo de ambos.
Explicação:
Correta.