Leia atentamente:
Os dentistas são tipos curiosos. Enchem a boca da gente de algodão, plástico, secadores, ferros e depois desandam a fazer perguntas. Não sou daqueles que conseguem responder apenas movendo a cabeça.
A) Transcreva a primeira oração (verbo) e classifique o seu sujeito.
Soluções para a tarefa
Eaí, beleza?
Acredito que todos nós já estamos cansados de saber que uma oração só é oração se tiver um verbo, portanto, vou tentar ser o mais direto possível de modo que não reste mais dúvidas. Vamos lá!
- Primeiro, localize o verbo, ok, o primeiro verbo que nós encontramos foi o "são" que vem do verbo "ser".
- Agora, como a atividade pede, vamos escrever a oração em que o verbo está: "Os dentistas são tipos curiosos." (Não se esqueça de copiar toda a oração, ela não termina no verbo!)
Identificar o sujeito é bem fácil, basta ver de quem o verbo fala, oras. Para isso, pergunte ao verbo: "Ô verbo, quem são tipos curiosos??" E o verbo vai te responder: "O que sobrou na oração oras, você me perguntou "quem são tipos curiosos??", agora, elimine a parte da frase que você me falou e me diga o que sobrou." Ah, se não fosse o verbo estaríamos perdidos, é claro que o sujeito é "Os dentistas"! (Não se esqueça que o sujeito também deve ser escrito por completo, não ignore o "os"!)
- Agora, basta classificar o sujeito, isso é bem simples, não acha? Você simplesmente deve ver quantas pessoas há no sujeito "Os dentistas". Vemos que há somente uma pessoa "dentistas" portanto, este pode ser nosso núcleo, se o sujeito só tem um núcleo, então o sujeito é simples! Isso!!!
Espero que eu tenha te ajudado e te ensinado de alguma forma. Valeu!