ENEM, perguntado por maradalilasilva7006, 3 meses atrás

Leia atentamente o trecho do Diário de Anne Frank Segunda-feira, 22 de Maio de 1944. Querida Kitty: Não é exagero se te disser que toda a cidade de Amsterdã, toda a Holanda, mais, toda a costa ocidental da Europa até à Espanha, só fala e discute, dia e noite, sobre a invasão. A tensão aumenta e está a tornar-se insuportável. Afinal nem todas as pessoas que nós julgávamos bons holandeses, mantêm a sua confiança nos ingleses. Não há país nenhum que tenha vontade de sacrificar os seus homens só para o bem de um outro país, e a Inglaterra não é diferente dos mais[. ]. Reina o antissemitismo nos círculos onde antigamente nem se pensava em tal coisa. Isto impressionou-nos profundamente. A causa deste ódio contra os judeus talvez se compreenda e se explique, mas a verdade, é que se trata de um equívoco. Os cristãos censuram os judeus e dizem que eles se rebaixam perante os alemães, que denunciam os seus protetores e que muitos cristãos têm, por culpa dos judeus, sofrido terríveis provações. Pode ser que haja alguma verdade nisto mas, como em todas as coisas, há o reverso da medalha. O que fariam os cristãos se estivessem no lugar dos judeus? Será fácil a alguém manter-se firme e correto com os métodos usados pelos alemães? Todos sabem que é quase impossível. Então, porque é que se exige o impossível dos judeus? Nos grupos ilegais da resistência corre o boato de que os judeus alemães, em tempos emigrados para a Holanda e agora deportados para a Polônia, nunca mais poderão regressar aqui. Ao ouvir coisas assim, surge a pergunta: Para que se faz esta guerra tão dura e tão longa? Diz-se sempre que lutamos todos juntos pela verdade, pela liberdade e pelos direitos do homem. E afinal a discórdia começa enquanto ainda se luta, e já outra vez o judeu é inferior aos outros? Tudo o que faz qualquer judeu recai sobre todos os judeus". Só me resta esperar isto: que o ódio aos judeus seja apenas passageiro e que os holandeses voltem a mostrar-se como são na realidade! Porque o antissemitismo é uma injustiça!!! Gosto da Holanda

Soluções para a tarefa

Respondido por RodrigoPesquero
3

Levando-se em consideração as práticas da Professora Ana, mencionadas no enunciado, pode-se afirmar que as alternativas que corroboram essas práticas são as alternativas II e IV.

Quem foi Anne Frank?

Anne Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica que ficou extremamente conhecida após a publicação de seu diário, que escrevera durante os dois anos que ela e sua família passaram dentro de um esconderijo para escapar da perseguição nazista, durante a segunda guerra mundial.

Anne Frank é vista como mais uma das numerosas vítimas dessa guerra sangrenta que ocorreu no século passado, e seu livro é usado como inspiração e modelo histórico de como foi a guerra e seus terrores psicológicos.

Alternativas:

I- Após a leitura dos diários, é possível criar um Podcast semanal para divulgar os abusos, indicar os agressores e puni-los de acordo com a lei.

II- Diário, pode ser considerado uma fonte de estudo para a História. Contudo, é necessário muito cuidado e rigor científico ao se debruçar sobre essa fonte, para não propagar mentiras ou cometer equívocos.

III- O trecho do diário de Anne Frank é utilizado até hoje, para demonstrar os abusos e atrocidades cometidos por um regime fascista. Contudo, não é possível utilizar dos relatos dos estudantes para trabalhar a liberdade de expressão.

IV- Ao propor esta atividade aos alunos, Ana, possibilita identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las com base em argumentos éticos.

Aprenda mais sobre Segunda Guerra em: brainly.com.br/tarefa/5689397

#SPJ4

Perguntas interessantes