Nas estrofes, o eu poemático faz com que a linguagem funcione para a) influir no comportamento do receptor diante da desordem social descrita. B) expressar os elementos presentes no universo interior do enunciador. C) confessar sua incapacidade de expressão poética em um mundo em crise. D) chamar a atenção do seu receptor e, assim, manter ativa a comunicação. E) expressar a incompatibilidade entre a preocupação com o lírico e o social
Soluções para a tarefa
Resposta: letra C
Explicação:
Nas estrofes do poema, o eu poemático utiliza a linguagem para confessar sua incapacidade de expressão poética em um mundo em crise (Alterativa C).
Interpretando o Poema
No poema, o eu lírico (eu poemático) utiliza as palavras para expressar a realidade de seu entorno através de sua visão poética.
Na primeira estrofe, é possível perceber a forma como o eu lírico compartilha com o leitor os muitos sentimentos e sonhos que carrega dentro de si em meio a essa conflituosa realidade. Uma realidade que aparenta ser dura e desafiante, mas que, mesmo assim, não o impede de querer amar.
Na segunda estrofe, a realidade se transforma em algo mais cruel e desumano, como se não existisse mais nada que fizesse sentido a ele, além de ver-se entregue ao seu destino. Morto junto ao mundo.
O poema ao qual o exercício se refere é:
"Sentimento do mundo
Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.
Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes."
Veja mais exercícios sobre Eu Poemático / Eu Lírico aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/46660942
#SPJ5