Ed. Técnica, perguntado por denidoidap6vz6t, 10 meses atrás

Leia atentamente o trecho a seguir:

[...] relações mais estreitas entre as instituições educativas e o setor produtivo, para que haja transferência de conhecimentos das instituições educativas para o setor produtivo e, também, das novas tecnologias da informação e comunicação, que permitem uma revolução nas formas de produção e circulação do conhecimento, do setor produtivo para as instituições educativas. Para o Brasil, que vive uma condição de país periférico, o valor econômico do conhecimento é mais um fator de produção de desigualdades, já que o acesso ao conhecimento se dá, fundamentalmente, pela relação de poucas instituições acadêmicas de cada um dos países pouco avançados com os centros de excelência dos países avançados. Esse é o esquema que tem predominado nos processos de internacionalização das universidades de países menos avançados em geral, acarretando transferências acríticas de conhecimentos e fuga de cérebros, pela não absorção no mercado de trabalho (KAWASAKI, 1997, on-line).

Que tipo de reflexão esse trecho suscita?

a.
A pergunta que fica é como conseguir estabelecer acordos internacionais de transferência de conhecimento que sejam interessantes para o país.

b.
A pergunta que fica é como fazer o conhecimento não produzir desigualdades no Brasil e no mundo.

c.
A pergunta que fica é como tirar o Brasil da miséria socioeconômica por meio da pesquisa.

d.
A pergunta que fica é como acabar com os centros de excelência dos países desenvolvidos para que eles se tornem menos competitivos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
12
Olá! 


A alternativa A é a que melhor se aplica como correta. A pergunta que fica é como conseguir estabelecer acordos internacionais de transferência de conhecimento que sejam interessantes para o país.


Partindo deste ponto, é importante evidenciar que para solucionar essa problemática, é interessante que os países desenvolvidos se unam aos emergentes e subdesenvolvidos na intenção de criar programas de troca de conhecimento, ou seja, incentivos como projetos de educação vindo de outros países poderão auxiliar por exemplo o crescimento de um determinado setor econômico.

Por isso, os programas como ciência sem fronteiras por exemplo, é de grande importância para o intercâmbio entre as nações e a promoção do saber.


Até a próxima. 
Perguntas interessantes