Direito, perguntado por luisfreitas82, 6 meses atrás

Leia atentamente o trecho a seguir, extraído do livro “Fundamentos de História do Direito”, do Prof. Antonio Carlos Wolkmer:


No século V, há o ressurgimento do estudo do direito romano. Graças às escolas do Império Romano do Oriente, os juristas deste tempo estudavam as obras clássicas. Não há no Baixo Império (dominato) obra verdadeiramente criadora. Em fins de 530, Justiniano encarrega Triboniano de, no prazo mínimo de 10 anos, compilar o iura. Antes já compilara 50 constituições imperiais. A comissão de 16 membros terminou o trabalho em três anos.


Surgem nesse momento o Digesto e as Pandectas. Após a elaboração do Digesto Justiniano escolheu três compiladores: Triboniano, Doroteu e Teófilo, para publicar uma obra que servisse aos estudantes como introdução ao direito compreendido nas Institutas. As Institutas, o Digesto e o Código foram exigidos por Justiniano. No entanto, depois de sua elaboração, Justiniano introduziu algumas modificações na legislação mediante Constituições imperiais: as Institutas (manual escolar), o Digesto (compilação dos iura), o Código (compilação das Leges) e as Novelas (reunião das constituições promulgadas após Justiniano).


Com base no texto, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a) Ao conjunto das compilações dá-se o nome de Corpus Iuris Civilis, designação criada por juristas ocidentais, já na Idade Moderna.

b) Ao conjunto das compilações dá-se o nome de Código Napoleão, designação criada por juristas ocidentais, já na Idade Moderna.

c) Ao conjunto das compilações dá-se o nome de Legislações Capitulares, designação criada por juristas ocidentais, já na Idade Moderna.

d) Ao conjunto das compilações dá-se o nome de Constituição, designação criada por juristas ocidentais, já na Idade Moderna.

e) Ao conjunto das compilações dá-se o nome de TANAKH, designação criada por juristas ocidentais, já na Idade Moderna.

Soluções para a tarefa

Respondido por blalbal
30

Resposta:

Ao conjunto das compilações dá-se o nome de Corpus Iuris Civilis, designação criada por juristas ocidentais, já na Idade Moderna.

Explicação:

Eu sou o cara.

Respondido por Lenenaasc
9

Resposta:

Alternativa "A" :  Ao conjunto das compilações dá-se o nome de Corpus Iuris Civilis, designação criada por juristas ocidentais, já na Idade Moderna.

Explicação:

É a coleção de constituições imperiais (Codex), a compilação das obras dos juristas romanos (Digesto ou Pandectas), o curso de direito introdutório (Institutas) e as novas constituições imperiais de Justiniano (Novellae). Ordenado por Justiniano I (483-565 d.C.),  imperador romano do oriente (imperador bizantino), por meio da constituição imperial Deo Auctore.

Perguntas interessantes