Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões propostas.
A educação online é demanda da sociedade da informação, isto é, do novo contexto socioeconômico-tecnológico engendrado a partir do início da década de 1980, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infraestrutura básica, como novo modo de produção. O computador e a Internet definem essa nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional, que toma o lugar da distribuição em massa própria da fábrica e da mídia clássica, até então símbolos societários. [...]
A informação online penetra a sociedade como uma rede capilar e ao mesmo tempo como infraestrutura básica. A educação online ganha adesão nesse contexto, garantindo aprendizagem na flexibilidade e na interatividade próprias da Internet. [...]
Na sentença “A educação online é demanda da sociedade da informação, a estrutura “A educação online”, considerando os pressupostos tradicionais, exerce a função de:
Escolha uma:
a. objeto indireto.
b. predicado
c. objeto direto
d. sujeito
Soluções para a tarefa
Na sentença “A educação online é demanda da sociedade da informação", a estrutura “A educação online”, considerando os pressupostos tradicionais, exerce a função de:
d. sujeito
Os verbos de ligação: ser, estar, ficar, permanecer, continuar, tem função de ligar o sujeito ao predicativo do sujeito, sem expressar ação. Geralmente o predicativo comunica uma “qualidade” ou um “estado” do sujeito. Se não houver sujeito ou predicativo do sujeito, o verbo passa a ser intransitivo.
Mas atenção: o verbo ser, ao indicar tempo/hora é impessoal. Sendo impessoal, perdem a identidade de verbo de ligação. Adquirem a intransitividade verbal, mantendo relação com seu adjunto adverbial de tempo. “Seis horas”, “noite” e “hoje”, “25 de junho de 2002" são adjuntos adverbiais de tempo.
Bons estudos!