Português, perguntado por simonemt7585, 1 ano atrás

Leia atentamente o poema: Soneto Carregado de mim ando no mundo, E o grande peso embarga-me as passadas, Que como ando por vias desusadas, Faço o peso crescer, e vou-me ao fundo. O remédio será seguir o imundo Caminho, onde dos mais vejo as pisadas, Que as bestas andam juntas mais ousadas, Do que anda o engenho mais profundo. Não é fácil viver entre os insanos, Erra, quem presumir que sabe tudo, Se o atalho não soube dos seus danos. O prudente varão há de ser mudo, Que é melhor neste mundo, mar de enganos, Ser louco c'os demais, que só, sisudo. A poesia satírica de Gregório de Matos emprega modelos e procedimentos variados. José Miguel Wisnik indica que ela pode ser entendida como “uma luta cômica entre duas sociedades, uma normal e outra absurda”. (WISNIK, J. M. “Prefácio”.Poemas escolhidos de Gregório de Matos.São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.23). Com base nisso, é correto dizer que este soneto: ►a) apresenta a imagem de um “mundo às avessas”, em que a maioria aceita a sociedade absurda como se fosse a ideal. b) desenha a sociedade ideal e utópica, que deverá ser alcançada no futuro. c) explora a dualidade conflituosa entre corpo e espírito e associa a vertente satírica à sacro-religiosa. d) apresenta um sujeito poético “sisudo e só”, o que retira do soneto o tom cômico que caracteriza a sátira. e) apresenta a crítica aberta e racional como solução para o estado insano do mundo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
23
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 


A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra A. Apresenta a imagem de um “mundo às avessas”, em que a maioria aceita a sociedade absurda como se fosse a ideal.


Partindo deste ponto, é interessante notar que no soneto fica notável a construção de um mundo opressor onde os indivíduos fogem da realidade para simplesmente aceitar o que eles veem como se não fosse a própria vida que eles vivessem. 

Além disso, vale ressaltar que no trecho "
O remédio será seguir o imundo Caminho, onde dos mais vejo as pisadas, Que as bestas andam juntas mais ousadas, Do que anda o engenho mais profundo..." O autor torna a repetir essa visão de mundo, fazendo uma alusão as bestas que caminham juntas, e, a única solução, ou melhor remédio é seguir o mesmo caminho. 


Espero ter ajudado. 
Perguntas interessantes