Português, perguntado por NoemiSouza6755, 1 ano atrás

Leia atentamente este texto:

“Dos púlpitos dessa igreja, o padre Antônio Vieira pronunciara com sua voz de fogo os sermões mais célebres de sua carreira”, escreveu Jorge Amado, protestando [contra o projeto de demolição da igreja da Sé]. Conta Jorge que correu na época [decênio de 1930] a notícia de que o arcebispo embolsou gorjeta grande para permitir que a Companhia Linha Circular de Carris da Bahia abatesse o templo. Não há provas do suborno, é certo, mas o fato é que o arcebispo, em documento assinado por ele mesmo, deu a sua “inteira aquiescência” à obra destrutiva. A irritação anticlerical de Jorge Amado subiu então ao ponto de ele fazer o elogio dos “índios patriotas” que, nos primeiros dias coloniais, haviam realizado uma “experiência culinária” com o bispo Sardinha. Acrescentando ainda que, naquela década de 1930, baiano já não gostava de bispo nem como alimento.
(Antonio Risério, Uma história da cidade da Bahia. Adaptado).

a) As expressões “inteira aquiescência” e “índios patriotas”, citadas no texto, procedem, ambas, da mesma fonte (autor que utilizou tais expressões)? Justifique sua resposta.

b) Tendo em vista o contexto, é correto afirmar que a expressão “experiência culinária” é usada com sentido irônico?

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
10

a) As expressões não procedem da mesma fonte, pois “inteira aquiescência” originou-se do discurso do arcebispo; e “índios patriotas” é uma expressão escrita por Jorge Amado.

 

b) Certamente que a expressão “experiência culinária” é usada com sentido irônico, porque se trata de uma referência à cerimônia em que os índios, na Bahia, devoraram o bispo Sardinha.
Perguntas interessantes