Leia atentamente e responda: Canção do exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. Gonçalves Dias De acordo com as características da primeira geração romântica e do poema de Gonçalves Dias, julgue os itens em verdadeiro ou falso: a) ( ) O poema de Gonçalves Dias é ufanista, ou seja, expressa um orgulho exagerado pela pátria. b) ( ) A primeira geração romântica expressa um culto à figura do índio e a exaltação da natureza. c) ( ) A primeira fase do romantismo brasileiro foi caracterizada por uma atitude individualista ou subjetiva, quando predominou a temática pessimista. d) ( ) O poema de Gonçalves Dias mostra uma valorização da pátria, característica da fase condoreira na qual se insere. e) ( ) É possível notar no poema a presença da religiosidade, que é característica da primeira fase romântica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) V
B) V
C) F
D) V
E) F
Explicação:
AJUDEI EM TEMPO?
Acerca do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, são certas e erradas as seguintes afirmativas:
- a. (V)
- b. (V)
- c. (F)
- d. (F)
- e. (V)
Canção do Exílio: um poema histórico
O poeta Gonçalves Dias escreveu o poema em 1843, e o publicou apenas em 1857 no livro "Primeiros Cantos". Essa época estava sobre ampla influência dos ideais românticos, que impactava principalmente os poetas.
Portanto, as alternativas são corretas ou falsas por esses motivos:
a. (V) Pois o poema tem sim um caráter ufanista, exaltando a pátria do eu-lírico como se ela fosse o lugar mais perfeito do mundo.
b. (V) O culto ao ideal da figura indígena foi uma das principais características da primeira geração romântica, que via na imagem do índio uma identidade nacional mais verdadeira que a imagem do colono.
c. (F) Foi apenas na segunda fase do romantismo que o individualismo e a expressão subjetivista se tornaram características fundamentais e constantes na expressão poética.
A primeira fase, em que se encontra Gonçalves Dias, buscava expressar questões mais sociais de caráter ufanista e positivista, ou seja, priorizavam destacar um ideal coletivo de pátria, e não um ideal subjetivo de indivíduo (2º fase) ou coletivo de problemas sociais (3º fase)
d. (F) O condoreirismo é um nome que se dá à terceira geração romântica, quando os poetas buscaram expressar os problemas sociais da época, como a necessidade de abolir da escravidão e pensar na justiça social.
A primeira geração romântica é chamada de nacionalista e não condoreira.
e. (V) A religiosidade era sim uma das características dos primeiros românticos, e podemos observar este elemento no trecho "Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá"
Aprenda mais sobre o poema Canção do Exílio em: https://brainly.com.br/tarefa/52140218
#SPJ2