Leia atentamente e assinale a alternativa correta:"A diferença entre ver e olhar é tanto uma distinção semântica que se torna importante em nossos sofisticados jogos de linguagem tomados da tarefa de compreender a condição humana - e, nela, especialmente as artes -, quanto um lugar comum de nossa experiência. Basta pensar um pouco e a diferença das palavras, uma diferença de significantes, pode revelar uma diferença em nossos gestos, ações e comportamentos. Nossa cultura visual é vasta e rica, entretanto,estamos submetidos a um mundo de imagens que muitas vezes não entendemos e, por isso, podemos dizer que vemos e não vemos, olhamos e não olhamos. O tema ver-olhar - antigo como a filosofia e a arte - torna-se cada vez mais fundamental no mundo das artes e estas o território por excelência de seu exercício. Mas se as artes nos ensinam a ver olhar é porque nos possibilitam camuflagens e ocultamentos. Só podemos ver quando aprendemos que algo não está à mostra e podemos sabê-lo. Portanto, para ver olhar é preciso pensar."(Tiburi, Márcia. In: Aprender a pensar é descobrir o olhar. (Disponível em: http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69332&# .Acesso: 18/08/2014 ))
Em seu artigo, Márcia Tiburi explica a diferença entre o olhar e o sentir, afirmando que a compreensão do discurso artístico é impossível: como a cultura visual impregnou nosso universo de imagens de rápida assimilação, o discurso artístico é incompreensível para quem não possui uma formação de crítica de arte.
O discurso artístico é compreensível para quem não possui a formação de crítica de arte e a reflexão sobre a imagem é comum na contemporaneidade.
Todas as alternativas estão incorretas.
Para fruir uma obra de arte, de acordo com Márcia Tiburi, temos de ultrapassar o ato de ver: temos de olhar para o objeto estético e permitir o 'experimentar' da obra. E isto se mostra mais difícil na contemporaneidade, em que estamos tão imersos em imagens de imediata assimilação que o gesto de pausa, de reflexão sobre uma imagem é cada vez mais raro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
ALTERNATIVA D - Para fruir uma obra de arte, de acordo com Márcia Tiburi, temos de ultrapassar o ato de ver: temos de olhar para o objeto estético e permitir o 'experimentar' da obra. E isto se mostra mais difícil na contemporaneidade, em que estamos tão imersos em imagens de imediata assimilação que o gesto de pausa, de reflexão sobre uma imagem é cada vez mais raro.
priscillascag:
está certo mesmo letra D, obrigada.
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás