"Leia atentamente ao trecho e, em seguida, responda ao que se pede."
COMO SE PODE DIZER RIGOROSAMENTE QUE NOS ESTADOS UNIDOS É O POVO QUE GOVERNA
Na América, o povo nomeia aquele que faz a lei e aquele que a executa; ele mesmo constitui o júri que pune as infrações à lei. Não apenas as instituições são democráticas em seu princípio, mas também em todos os seus desdobramentos. Assim, o povo nomeia diretamente seus representantes e os escolhe em geral todos os anos, a fim de mantê-los mais ou menos em sua dependência. É, pois, realmente o povo que dirige e, muito embora a forma do governo seja representativa, é evidente que as opiniões, os preconceitos, os interesses, até as paixões do povo não podem encontrar obstáculos duradouros que os impeçam de produzir-se na direção cotidiana da sociedade.
Nos Estados Unidos, como em todos os países em que o povo reina, é a maioria que governa em nome do povo.
Essa maioria se compõe principalmente dos cidadãos pacatos que, seja por gosto, seja por interesse, desejam sinceramente o bem do país. Em torno deles agitam-se sem cessar os partidos, que procuram atraí-los em seu seio e fazer deles um apoio.
a) De acordo com Tocqueville (autor do texto), qual é o papel do povo no governo e no funcionamento da democracia na América?
b) Tocqueville menciona várias vezes o papel do povo no governo, porém a palavra "povo" tinha um sentido diferente do de hoje, já que não incluía todos os indivíduos que moravam nos Estados Unidos. Formule uma hipótese para identificar o sentido que o termo tinha no texto do escritor francês.
c) Um dos princípios da democracia nos EUA, já presente na Declaração de Independência dos Estados Unidos, era a igualdade entre todos os seres humanos. Entretanto, a escravidão só foi abolida no país em 1865. Na sua opinião, por que isso ocorreu? Isso era condizente com a ideia de democracia nos EUA?
Obrigadaaa!
Soluções para a tarefa
A - De acordo com o autor o povo elege representantes, elege juízes, faz parte do júri que julga as sentenças, debate as questões políticas e observa se os representantes estão de fato cumprindo com as suas obrigações, de modo que o poder político emana do povo, é exercido por membros do povo e é fiscalizado pelo próprio povo.
B - Com "povo" o autor quer dizer os homens brancos, nascidos nas Américas e que compartilhavam do ideal capitalista de defesa da propriedade e do livre mercado que haviam fundado a América, excluindo mulheres, estrangeiros, os povos nativos e pessoas "não patrióticas".
C - Isto ocorreu pois as pessoas que tinham o poder político dependiam da existência da instituição da escravidão para manter o seu poder econômico e isto certamente não é condizente com a ideia de democracia, sendo um claro caso de hipocrisia por parte dos "democratas" estadunidenses.