Leia as três definições de “pensamento crítico” apresentados a seguir.
Pensamento crítico é a análise de fatos para formar um julgamento. Trata-se de um tema complexo, possuindo várias definições diferentes, que geralmente incluem a análise ou ponderação racional, cética, imparcial de evidências factuais.
O pensamento crítico é uma habilidade fundamental na formação de cidadãos mais conscientes, oferecendo suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas.
Por tais características, ele se torna cada dia mais desejável, especialmente na esfera profissional.
[...] a formação por competências apresenta uma importância singular na formação em saúde, ao estimular o desenvolvimento de habilidades psicossociais cognitivas e metacognitivas, entendidas como a capacidade de avaliar e gerar informações, tomar decisões e solucionar problemas. Já as competências metacognitivas são caracterizadas como competências complexas, compreendendo as capacidades de autorregulação e planejamento de atividades. Desse modo, tem ganhado destaque na área de saúde e enfermagem a competência Pensamento Crítico (PC), que reúne habilidades cognitivas e metacognitivas.4 O termo PC tem sido empregado na literatura para indicar os processos mentais envolvidos na habilidade de julgar racionalmente.5 Assim, o PC é o modo de pensar sobre qualquer assunto, conteúdo ou problema, aplicando habilidades apropriadas como interpretação, análise, avaliação, inferência, explanação e autoavaliação.5-8 Na enfermagem e área de saúde, o PC representa competência fundamental nas ações acadêmicas e profissionais, de maneira a encadear o raciocínio clínico e a tomada de decisão eficaz e segura.5,9 Para isso, há necessidade de esforço persistente e organizado de modo a julgar as situações clínicas com base nas melhores evidências, a partir das habilidades do PC (CARBOGIM et al, 2017, p. 2)
Agora, reflita sobre as aproximações entre as três definições apresentadas, pensando sobre o local em que elas foram produzidas e divulgadas. Reflita, também, sobre a importância do pensamento crítico na área da saúde.
Soluções para a tarefa
O pensamento crítico surge da capacidade do ser humano de racionalizar e julgar uma ação, um pensamento ou um valor e evoluir com isso, é assim que surgem cidadãos conscientes.
Da mesma forma com os profissionais da saúde, que estão em constante contato com diversos pacientes, cada um com o seu próprio jeito de ser, agir e pensar.
Na saúde, é importante que o profissional seja capaz de se adaptar, saber filtrar o que ele toma para si ou não e refletir sobre o seu trabalho e as variáveis nele para se tornar um profissional ético.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/7605976
O pensamento crítico é fundamental para todas as pessoas, pois, é esse pensamento que faz com que as pessoas entendam mais sobre aquilo que está acontecendo ao seu redor e tenha um pensamento mais racionalizado.
O pensamento crítico na área da saúde.
Esse pensamento crítico pode ser voltado a maneira de atender os pacientes e de entender melhor do que suas queixas se tratam, ter um bom ouvido e um bom pensamento crítico pode fazer com que a pessoa tenha seu problema de saúde resolvido com muito mais cautela e efetividade.
Leia mais sobre o pensamento crítico em: https://brainly.com.br/tarefa/19496087