Leia as informações e análise a figura a seguir.
O solo é a camada mais superficial da crosta e apresenta um perfil, uma textura e uma cor. è composto por sais minerais dissolvidos na agua, nós seres vivos e nas rochas em decomposição. O seu perfil está a sua formação.
perguntas
(A) Descreva o processo de
formação do solo.
(B) Explique a importância da textura de um solo para a sua vida útil.
Soluções para a tarefa
Resposta:A importância do solo para a vida dos seres vivos está relacionada com os benefícios que esse recurso pode proporcionar. Entre eles é possível citar: o fornecimento de nutrientes para a terra, proporcionando o plantio de alimentos ricos em vitaminas e minerais necessários aos seres humanos.
O solo é a camada superficial da crosta terrestre. Ele é formado por um composto de matéria orgânica e minerais, oriundos de um processo natural do meio ambiente, que é a decomposição de plantas e animais, e também da degradação natural das rochas (erosão).
Para que o solo se desenvolva da forma correta, ele precisa da ação conjunta de componentes líquido, como a água, e elementos gasosos, como oxigênio, gás carbônico, nitrogênio, hidrogênio, entre outros.
É por meio do solo que alguns animais se alimentam e que grande parte dos alimentos são produzidos. Logo, o solo é o fundamento básico para a produção agrícola.
Ao consumir os alimentos, as vitaminas e minerais são absorvidos pelo corpo em razão dessas substâncias terem sido retiradas da terra. O mesmo acontece quando nos alimentamos de animais que, por sua vez, se alimentaram de plantas que absorveram as vitaminas e minerais do solo.
O solo também é importante para o desenvolvimento da urbanização, pois ele é uma matéria-prima necessária para a construção de casas e edifícios. No entanto, o que muita gente não imagina é que mediante o plantio vai acontecendo, o solo vai perdendo parte dos seus nutrientes, a exemplo do cálcio e magnésio, e que eles precisam ser repostos para dar lugar a novas plantações.
Esse nutrientes podem ser recuperados de diversas formas, através de compostos, estercos ou resíduos de algumas plantas. Algumas técnicas de manejo devem sempre ser usadas para melhorar e manter a fertilização do solo.
Entre elas estão: a análise da composição do solo, drenagem aragem, adubação, irrigação da plantação, utilização de agrotóxicos, etc. Dessa forma, conclui-se que a importância do solo está relacionada aos nutrientes que ele oferece para cada tipo de plantação.
Tipos de Solo
O solo é classificado mediante sua cor e textura. Com relação a textura, ele está dividido em três tipos principais: solo orgânico, solo argiloso e solo arenoso. A formação do solo é resultado da ação de um conjunto de fatores como a água, os organismos vivos, o relevo, os tipos de clima e rocha e o tempo de atuação deles.
O solo orgânico é formado, em sua maioria, por compostos de matéria orgânica (decomposição de plantas, animais e microrganismos). Ele é rico em húmus, responsável pelo nível de fertilização e coloração escura do solo.
O solo argiloso é considerado um tipo de solo mais pesado, uma vez que ele possui mais umidade que os outros. Como possui uma grande quantidade de minerais em sua composição, a exemplo de argila, alumínio e ferro, ele também é considerado bastante fértil, principalmente para a plantação de café. Um exemplo desse tipo de solo é a terra roxa.
Explicação: