Leia as indicações abaixo sobre as questões indígenas no Brasil:
Texto I
“Logo que cheguei à província do Paraná, de que fui presidente pouco mais de sete meses, de 28 de setembro de 1885 a 4 de maio de 1886, tive que me avir com os chamados índios de Guarapuava. Vagava pelas ruas de Curitiba uma turma seminua dessa gente, reclamando ferramentas, roupas, dinheiro, etc., e lamentando-se de haverem sido maltratados por brasileiros e despojados de terras que lhes pertenciam”.
TAUNAY, Visconde de. Entre os Nossos Índios. São Paulo: Melhoramentos. 1931, p. 84.
Texto II
“A antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, argumenta que: essas reservas superlotadas, cujos recursos naturais não permitem um modo de vida tradicional, são focos permanentes de conflitos, suicídios e miséria. Contrastam tristemente com as aldeias Kaiowá, as Tekoha, cujo nome literalmente significa “o lugar onde vivemos segundo nossas regras morais” (Folha de S. Paulo, 19 de novembro de 2014). [...]. Na década de 1970, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, cobriu aproximadamente 60 aldeias Guarani em ambas as margens (do lado do Brasil e do Paraguai). Reconhecendo parcialmente sua responsabilidade, o empreendimento binacional devolveu aos Guarani menos de 1% das terras indígenas que foram alagadas. Essas comunidades seguem sem terra, sem o reconhecimento concreto de seus direitos e sem qualquer tipo de reparação. [...] Apenas 34% dos recursos destinados a ações, como a de demarcação dos territórios indígenas, foram liquidados até 2014”.
RANGEL, Lúcia H. (Coord.). Violência contra os povos indígenas. Relatório. Dados de 2014. Brasília: CIMI, 2015, p.18; 21, 36.
Sobre os indígenas no Brasil, analise as afirmações a seguir:
I) A demora no processo de demarcação de territórios indígenas faz com que atos de violência e sentimento de impunidade frente a essas ações sejam comuns em diferentes regiões do País.
II) No século XIX não existia uma política de demarcação das terras indígenas e, além disso, na segunda metade do século XX, mesmo com a criação de reservas indígenas, os nativos perderam muito de suas terras e não conseguiram manter seu estilo tradicional de vida.
III) A existência de reservas e aldeias indígenas não garante a manutenção dessas comunidades, ao contrário, muitas vezes, expõe os limites de sua autopreservação.
IV) Atualmente, as diferentes versões e interesses expressos nas disputas territoriais e sobre as condições de vida dos indígenas ganham espaço nos meios de comunicação e nos debates acadêmicos e escolares; contudo, essa é uma questão que não avançou muito na resolução dos conflitos e desigualdades desse processo.
V) Os textos I e II apresentam situações em que os indígenas foram despojados de suas terras, tornando-os mais vulneráveis a situações que podem fazer com que suas culturas desapareçam.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta:
V) Os textos I e II apresentam situações em que os indígenas foram despojados de suas terras, tornando-os mais vulneráveis a situações que podem fazer com que suas culturas desapareçam.
Explicação:
pessoa a resposta certa seria essa?
Respondido por
14
I, III, IV e V estão corretas.
Os indígenas são os povos da terra, que vivem da mesma de maneira mais sustentável que o ser humano, sendo assim, essas terras e esses grupos precisam ser protegidos.
Hoje os debates acerca deles são muitos, falando da necessidade das terras, da forma como eles vivem delas e como eles são tratados e mortos todos os dias devido a falta de manuntenção de suas terras e da proteção do estilo de vida deles.
Douglasalecrim:
Todas estão corretas I, II, III, IV e V, corrigido AVA
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás